Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Recuo do desemprego no trimestre mostra ‘melhora gradual’, avalia economista

    À CNN Rádio, Walter Franco destacou que a taxa de participação na força de trabalho também melhorou

    Bel CamposAmanda Garciada CNN Em São Paulo

    A queda da taxa do desemprego para 13,2% aponta para uma “melhora gradual” do indicador. É o que disse o economista Walter Franco, em entrevista à CNN Rádio, ao comentar os números da Pnad Contínua para o trimestre encerrado em agosto.

    “Os números vêm se mostrando melhores, a taxa de desocupação está em 13,2%, é melhor. De março a maio, estava 14,6%, gradualmente vem conseguindo melhorar, mas há números a serem observados”, avaliou.

    O economista indica ainda que, em relação à força de trabalho, o Brasil tem 177 milhões de pessoas em condição de trabalhar, mas apenas 104 milhões na força de trabalho, aliados a 14,6 milhões de desempregados.

    Franco destaca que, apesar da melhora na taxa de participação na força de trabalho e nos níveis de desocupação, isso não significa, necessariamente, que a economia está se recuperando. Por enquanto, os números positivos parecem estar estritamente relacionados ao avanço da vacinação, segundo o economista.

    “Eu acredito que estamos entrando num momento que a confiança volta. A economia é uma ciência humana e a questão da vacinação é um indicador positivo, faz com que as pessoas tenham mais confiança”, disse.