Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quaest: 34% dos eleitores acreditam que economia piorou nos últimos 12 meses

    Estudo foi feito com base em 2.015 entrevistas feitas pessoalmente com eleitores brasileiros de 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 16 de abril

    Tamara Nassifda CNN , em São Paulo

    Para 34% dos eleitores, a economia nos últimos 12 meses piorou, apontou uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (19).

    O estudo foi feito com base em 2.015 entrevistas feitas pessoalmente com eleitores brasileiros de 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 16 de abril. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais (pp) – para mais ou para menos.

    Entre os consultados, 39% acreditam que a economia se manteve do mesmo jeito em relação ao que era há um ano, enquanto, para 23%, a situação melhorou. 4% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram por não responder.

    Em relação a abril de 2022, 62% dos eleitores disseram acreditar que a economia havia piorado na mesma amostra de comparação, 18% disseram que melhorou e 17%, que ficou do mesmo jeito.

    / Reprodução

    Quanto aos próximos 12 meses, 51% acreditam que a economia irá melhorar. Outros 29%, por outro lado, veem piora no cenário econômico, enquanto 16% pensam que vai continuar do mesmo jeito que está. 4% não souberam ou preferiram por não responder

    A pesquisa trouxe, também, que a economia é o principal problema do país para 31% dos eleitores. A preocupação com a economia oscilou dentro da margem de erro em relação ao último levantamento, feito em fevereiro, no segundo mês do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando o índice foi de 29%.

    Em comparação com abril do ano passado, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda estava no comando do Executivo, a economia preocupava 46% dos eleitores – ou seja, a pesquisa desta terça demonstrou uma queda de 15 pp.

    Com informações de Léo Lopes, da CNN. 

    Tópicos