Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prefeitura de Itaguaí (RJ) interdita terminal da CSN de exportação de minério

    Durante a vistoria, técnicos da prefeitura relataram que a vazão do tratamento não é controlada, o que dificulta a avaliação da eficácia

    Roberto Samora, da Reuters

     A Prefeitura de Itaguaí (RJ) interditou na manhã desta sexta-feira (16) o Porto Sepetiba-TECON, de contêineres, citando “diversas irregularidades ambientais”, e as operações de terminal de exportação de minério de ferro da CSN no porto da cidade.

    A prefeitura de Itaguaí multou a CSN em mais de R$ 4 milhões e o Porto Sepetiba-Tecon em R$ 1,4 milhão diante das irregularidades constatadas em vistoria realizada em março, afirmou o governo municipal.

    “Em ambas empresas (terminal da CSN e Sepetiba-TECON) foi constatado problemas nas estações de tratamento de efluentes, sendo que na CSN o efluente de minério de ferro é lançado de forma indireta, sem o monitoramento adequado, na Baía de Sepetiba”, afirmou a prefeitura.

    Durante a vistoria, técnicos da prefeitura relataram que a vazão do tratamento não é controlada, o que dificulta a avaliação da eficácia do tratamento, segundo a prefeitura.

    O CSN-TECAR, administrado pela CSN Mineração, é interligado à MRS com capacidade de exportação superior a 42 milhões de toneladas de minério de ferro e possui também a capacidade para realizar descarga de até 3,5 milhões toneladas por ano, com versatilidade de operações de outros granéis.

    Tem também capacidade para armazenar 5 milhões de toneladas de carvão e 45 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, possuindo infraestrutura marítima, ferroviária e rodoviária, segundo a prefeitura.

    O Sepetiba-TECON é um dos principais terminais de contêineres do país, realizando a carga e descarga.

    A CSN não comentou o assunto imediatamente.

    Procurada, a Vale informou que a interdição em Itaguaí não afeta suas operações e seu terminal no local opera normalmente.

    Aço CSN
    Foto: Reuters/Wolfgang Rattay

    “Localizada ao lado da foz do Rio Mazomba, a (unidade da) CSN tem no seu entorno vegetação nativa de relevância ecológica e área para preservação de recursos naturais… presença de manguezais no entorno da área do terminal de cargas”, disse a prefeitura.

    As ações da CSN exibiam alta de 0,6% às 10h27, enquanto o Ibovespa apresentava oscilação negativa de 0,08%.