Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prefeitos também avaliam entrar na Justiça contra mudanças no ICMS

    Lideranças estão Insatisfeitas com a aprovação pela Câmara dos Deputados de projeto que altera a forma de cobrança do imposto estadual

    Renata Agostinida CNN Brasília

    Após os governadores estudarem ação no Supremo Tribunal Federal contra as mudanças no ICMS promovidas pela Câmara, os prefeitos também afirmam que irão reagir e avaliam dar suporte à investida judicial.

    “Diante de uma perda estimada de R$ 6 bilhões/ano para os municípios, prefeitas e prefeitos avaliam judicializar o tema caso aprovado e sancionado”, diz nota divulgada nesta sexta-feira (15) pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

    A entidade afirma que um caminho é ingressar como “amicus curiae” na ação que vier a ser proposta pelos governadores. Para os estados, as alterações promovidas pelos deputados na cobrança do ICMS são inconstitucionais. Na prática, a FNP se manifestaria como parte interessada na causa, reforçando o pleito dos governadores.

    A FNP diz que o projeto preocupa e “impactará significativamente o custeio de serviços públicos  essenciais à população, como o transporte público, zeladoria das cidades, saúde e geração de emprego e renda”.