Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Preços dos SUVs mais baratos do país chegaram a cair 17% em 2023, mostra levantamento

    Utilitários foram o modelo que mais tiveram emplacamentos no país em abril

    Utilitários seminovos e usados têm, em média, 8% de desvalorização em 12 meses
    Utilitários seminovos e usados têm, em média, 8% de desvalorização em 12 meses SeongJoon Cho/Bloomberg via Getty Images

    Diego Mendesda CNN

    São Paulo

    Os carros utilitários, os SUVs, já caíram no gosto do brasileiro há algum tempo. Um levantamento da KBB (Kelley Blue Book), encomendado pela CNN, aponta que modelos deste segmento chegaram a registrar queda de até 17% no preço em 2023.

    Outro levantamento, da JATO Dynamics do Brasil, mostra ainda que em abril deste ano, os SUVs foram os modelos que mais tiveram emplacamentos: 53.651 — uma alta de 9,1% comparando com o mesmo mês do ano passado (49.159).

    Já os emplacamentos dos segmentos caíram neste mesmo período. Os hatchs médios (Gol, Polo, Onix, HB20) tiveram uma queda de 53,4%. Os de sedãs pequenos (Virtus, HB20S, Cronos) foram 8,1% menor; e os sedãs médios (Corolla, Civic, Cruze), caíram ainda mais, 20%.

    E quem tem um sonho de ter um SUV, pode até se animar. Todos os 10 utilitários mais baratos comercializados no Brasil tiveram queda no preço de tabela neste ano. O novo Hyundai Creta, modelo Comfort 1.0 12V, por exemplo, ficou 1,45% mais barato, comparando seu valor abril de 2022 com o mesmo mês de 2023.

    O modelo que ficou mais barato foi o Peugeot 2008. Em abril de 2022 ele estava valendo R$ 91.200. No mesmo mês deste ano, custava R$ 75.640, uma queda de 17,06% do seu valor.

    Segundo Rafael Sellinas, coordenador de pesquisa da JATO Dynamics do Brasil, de maneira geral, alguns fatores têm contribuído para a redução de preços dos veículos.

    “Um deles é o excesso de estoque das montadoras e concessionárias, gerado pelo aumento da produção (após diversas paralisações) para atender a uma demanda reprimida do mercado, gerada pela pandemia e falta de componentes.”

    Confira o ranking dos 10 SUVs mais baratos do país e qual foi a queda de preço em um ano, elaborada pela KBB:

     

    Cenário dos SUVs

    Sellinas cita o aumento dos juros e dificuldade de acesso ao crédito. Isso fez com que as montadoras tivessem que conceder bônus mais generosos nos últimos meses, a fim de escoar as unidades remanescentes do ano anterior, gerando um desequilíbrio nos preços entre zero quilômetros e seminovos, o qual acaba sendo ajustado pelo próprio mercado, gerando desvalorizações acima da média.

    Para o segmento SUV, isso tem um impacto ainda maior, pois, hoje, representam 50% da oferta dos automóveis de passeio novos.

    “E essa predominância tem alguns motivos, visto que os modelos desse segmento são bastante procurados pelos consumidores. São mais bem equipados, possuem maior robustez para enfrentar as desafiadoras ruas e avenidas brasileiras e, também, podemos mencionar um certo status conferido a quem os dirige.”

    No entanto, um ponto importante e de atenção para o consumidor que Sellinas destaca é com relação à revenda. Segundo ele, o excesso de oferta, combinado à manutenção mais cara e à alta dos combustíveis – geralmente, são modelos com consumo mais elevado – fazem com que o segmento tenha a maior desvalorização no mercado de seminovos e usados, com média de 8% no último ano.

    Esse indicador é puxado, principalmente, pelos modelos a diesel, que vêm sofrendo desvalorização acima da média.

    Com relação ao futuro desse segmento, o coordenador de pesquisa explica que, com leis de emissões cada vez mais rígidas, a adequação desses modelos se torna mais desafiadora, pois são veículos mais pesados e possuem motores que emitem mais poluentes.

    “Eletrificá-los em larga escala não é uma tarefa simples, pois o custo seria ainda muito elevado. Isso pode representar uma redução da oferta e até mesmo das vendas de SUVs. Mas, não de imediato. Além disso, podemos observar um crescimento expressivo no segmento de picapes nos últimos anos, o qual, em alguns casos, concorre diretamente com os utilitários.”

    Rankig dos 10 SUVs mais baratos:

    • 1º Peugeot 2008 – Allure Pack 1.6 16v: 04/22 (R$ 91.200) 04/23 (R$ 75.640)
    • 2º Citroen C4 Cactus – Feel 1.6 16v: 04/22 (R$ 99.100) 04/23 (R$ 83.680)
    • 3º Renault Duster Zen 1.6 16v: 04/22 (R$ 95.800) 04/23 (R$ 89.690)
    • 4º Fiat Pulse – Drive 1.3 MT: 04/22 (R$ 95.300) 04/23 (R$ 89.940)
    • 5º Hyundai Creta – Action 1.6 16v: 04/22 (R$ 103.100) 04/23 (R$ 95.650)
    • 6º Nissan kicks – active 1.6 16v: 04/22 (R$ 105.800) 04/23 (R$ 101.250)
    • 7º Volkswagen T-Cross – sense 200 1.0 Tsi: 04/22 (R$ 107.500) 04/23 (R$ 102.980)
    • 8º Chevrolet Tracker 1.0 turbo 12v: 04/22 (R$ 113.900) 04/23 (R$ 107.550)
    • 9º Volkswagen Nivus – Comfortline 200 1.0 12v: 04/22 (R$ 117.300) 04/23 (R$ 112.720)
    • 10º Lugar: Hyundai Creta – Comfort 1.0 12v: 04/22 (R$ 117.600) 04/23 (R$ 115.890)