Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Powell se tornará chefe interino do Fed enquanto aguarda decisão do Senado dos EUA

    Caso aprovado pelo Senado americano, Jerome Powell dará seguimento ao segundo mandato à frente do Federal Reserve

    Presidente do Federal Reserve (banco central dos EUA), Jerome Powell, fala em entrevista coletiva de imprensa em Washington
    Presidente do Federal Reserve (banco central dos EUA), Jerome Powell, fala em entrevista coletiva de imprensa em Washington 26/01/2022Federal Reserve Board/Handout via REUTERS

    da Reuters

    Jerome Powell se tornará chefe interino do Federal Reserve (Fed) no sábado (5), garantindo a continuidade da liderança no banco central norte-americano enquanto sua renomeação pelo presidente dos EUA, Joe Biden, aguarda decisão do Senado americano.

    “O Conselho do Federal Reserve nomeou nesta sexta-feira Jerome H. Powell como presidente temporário, aguardando a confirmação do Senado para um segundo mandato como presidente do Conselho de Diretores”, disse o Fed em comunicado nesta sexta-feira.

    “A medida, a partir de 5 de fevereiro, permite que ele continue exercendo suas funções após o término de seu mandato no mesmo dia e enquanto o processo de confirmação estiver em andamento.”

    Uma votação no Comitê Bancário do Senado sobre a renomeação de Powell e de quatro outros indicados ao banco central está marcada para 15 de fevereiro. O Plenário do Senado americano deve considerar as indicações em algum momento depois disso.

    A última vez que o mandato de um líder do Fed expirou antes que o Senado confirmasse um novo período foi em 1996. Alan Greenspan atuou como presidente temporário do Fed de 3 de março a 20 de junho.

    Jerome Powell começou seu mandato de quatro anos como chefe do Fed em 5 de fevereiro de 2018. Biden anunciou sua renomeação em novembro e, em audiência em janeiro, membros republicanos e democratas do Comitê Bancário do Senado disseram que apoiariam mais um mandato seu.

    Powell continua no comando da política monetária. O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) separadamente o nomeou chair em sua reunião de janeiro, disse o Fed nesta sexta-feira (4).