Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pix apresenta instabilidade e clientes relatam problemas para completar transações

    Usuários citaram instabilidade no serviço nos bancos Nubank, Itaú, Bradesco, PagBank, Caixa Econômica Federal, Santander e Inter

    Clientes informaram que os sistemas para realizar as transações estavam lentas, caindo e até mesmo sendo cancelada
    Clientes informaram que os sistemas para realizar as transações estavam lentas, caindo e até mesmo sendo cancelada NurPhoto via Getty Images

    Diego Mendesda CNN

    São Paulo

    Clientes de diversos bancos relataram nesta segunda-feira (25), nas redes sociais, dificuldades em utilizar o Pix, o sistema de transferência instantânea gerenciado pelo Banco Central (BC).

    Os usuários citaram instabilidade no serviço nos bancos Nubank, Itaú, Bradesco, PagBank, Caixa Econômica Federal, Santander e Inter.

    Alguns clientes informaram que os sistemas para realizar as transações estavam lentas, caindo e até mesmo sendo cancelada.

    O Nubank informou por nota que “identificou uma instabilidade no Pix, mas as operações já voltaram a ocorrer.”

    O Itaú também confirmou uma indisponibilidade pontual, mas disse que as operações foram restabelecidas por volta de 13h.

    “O Itaú Unibanco esclarece que identificou uma instabilidade no serviço de transferências via Pix no final da manhã desta segunda-feira (25). O processo já foi restabelecido e normalizado para todos os clientes. O Itaú pede desculpas a seus clientes por qualquer inconveniente.”

    Mesmo com a confirmação de problemas no Pix com alguns bancos, o Banco Central disse à CNN que “os sistemas do BC estão operando normalmente.”
    O Bradesco informou apenas que “está com seus serviços de Pix operacionais.”

    A mesma posição foi respondida pela Caixa. Segundo o banco, a operação de Pix não apresentou instabilidade e opera normalmente nesta segunda.

    BB informou que não sofreu instabilidades em seus sistemas nesta segunda.

    O Inter também confirmou que não houve instabilidades em seus sistemas e que eventuais falhas na utilização do Pix ocorreram por indisponibilidade de outras instituições. “A situação tem sido acompanhada de perto para garantir a melhor experiência para nossos clientes.”

    O Santander enfatizou que não teve nenhuma instabilidade. Explicou que quando o cliente Santander tentou fazer Pix para um banco com queda do seu sistema, ele não conseguiu e ficou com a impressão de que o problema era com eles.

    “O Santander informa que não teve qualquer incidente técnico nesta segunda-feira, 25/9, relacionado aos seus aplicativos, bem como envio e recebimento de Pix. Como alguns bancos tiveram problemas para receber Pix nesta data, clientes do Santander, como de qualquer outro banco, não puderam enviar Pix às instituições financeiras que estavam com intermitência no recebimento de Pix.”

    O PagBank não retornou aos questionamentos da CNN até a publicação da matéria.

    Veja também: Banco Central disponibiliza Pix sem internet e com transporte automático