Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Petrobras: desempenho de novos conselheiros refletirá em ações, diz especialista

    Conselho de administração da estatal se reúne na tarde nesta sexta-feira (19) para eleger oito novos membros

    Do CNN Brasil Business São Paulo

    O conselho de administração da Petrobras se reúne na tarde nesta sexta-feira (19) para eleger oito novos membros. O resultado dessa reunião pode impactar o desempenho das ações da estatal no curto prazo, segundo Virginia Parente, economista e professora do Instituto de Energia e Ambiente da USP.

    “É possível que, no curtíssimo prazo, se esses nomes forem aprovados e não forem exatamente do mesmo nível dos nomes que estavam anteriormente, isso reflita nas ações num curto prazo. Mas, se a performance desses conselheiros for boa, essa recuperação pode vir, e rápido”, diz.

    O resultado vem em meio a queixas de acionistas minoritários, que não enxergam com bons olhos a insistência do governo em indicar nomes que foram vetados pelo Comitê de Elegibilidade da Petrobras por conflito de interesse.

    A atenção estará voltada para dois nomes específicos: Jonathas Assunção de Castro, número 2 do Ministério da Casa Civil, e Ricardo Soriano de Alencar, procurador-geral da Fazenda. O governo defende que as posições que ambos os nomes ocupam não estão vetadas pela Lei das S.A, que restringe, por exemplo, a eleição de ministros para o Conselho.

    “De modo geral, quando a empresa abraça bos conselheiros, se espera que ela terá boa performance, e essa expectativa futura costuma se refletir num bom desempenho presente das ações”, explica a especialista.

    “Essa percepção de que a reputação, o reconhecimento ou mesmo a definição dos destinos da empresa não vai ser o melhor para sua sobrevivência no longo prazo, para sua melhor rentabilidade e para servir o país, tudo isso e colocado em xeque quando temos esse questionamento por uma série de razões”.

    Veja entrevista completa no vídeo.

    *Publicado por Ligia Tuon