Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Perspectivas de inflação nos EUA caem em 1 ano, mas sobem em 3, mostra pesquisa

    Ao mesmo tempo, consumidores tem avaliação positiva sobre suas perspectivas no mercado de trabalho, acreditando que o crescimento nos salários fique estável

    Percepções de acesso ao crédito dentro de um ano recuaram pelo quarto mês seguido
    Percepções de acesso ao crédito dentro de um ano recuaram pelo quarto mês seguido 19/03/2019REUTERS/Leah Millis

    Gabriel Bueno da Costa, do Estadão Conteúdo

    O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Nova York publicou nesta segunda-feira (9) pesquisa sobre as expectativas dos consumidores Estados Unidos em abril.

    Segundo ele, o levantamento mostra que as expectativas para a inflação caíram no horizonte de 1 ano, mas aumentaram no de 3 anos.

    Ao mesmo tempo, os consumidores continuam a ter avaliação positiva sobre suas perspectivas no mercado de trabalho, com expectativas de que o crescimento nos salários fique estável, na máxima da série na pesquisa, e com as expectativas de perda de emprego perto da mínima histórica nessa pesquisa.

    “As expectativas de gastos das famílias ao longo do próximo ano também avançaram para a máxima da série”, diz o Fed NY em comunicado.

    Já as percepções de acesso ao crédito dentro de um ano recuaram pelo quarto mês seguido.

    A mediana das expectativas de inflação no horizonte de um ano recuaram de 6,6% em março a 6,3% em abril. Já para três anos elas avançaram de 3,7% a 3,9%.

    A pesquisa ainda mostrou que, para os consultados, a incerteza sobre a mediana da inflação futura é a mais alta da série histórica para o curto prazo, ficando inalterada, mas também na máxima histórica, no horizonte de médio prazo.