Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pequenos negócios representam 88% do total das empresas inadimplentes

    Indicador da Serasa Experian mostra que 6,59 milhões de empresas estavam com dívidas em atraso no mês de agosto

    Mais da metade de MEIs inadimplentes são do setor de Serviços
    Mais da metade de MEIs inadimplentes são do setor de Serviços ijeab/Freepik

    João Nakamurada CNN*

    São Paulo

    Cerca de 5,82 milhões de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) estavam inadimplentes no mês de agosto, segundo dados do Indicador de Inadimplência das Empresas, divulgado nesta sexta-feira (20) pela Serasa Experian.

    O dado representa alta de 5% na comparação com o mesmo mês no ano passado, quando foram registradas 5,54 milhões de MPEs inadimplentes.

    As MPEs representam 88,31% do total de empresas endividadas no período (6,59 milhões).

    O total de empresas com dívidas em atraso bateu recorde da série histórica da pesquisa, com a somatória de dívidas atrasadas atingindo 46,7 milhões com valor total de R$ 119,3 milhões.

    “A persistente alta da inadimplência das empresas reflete a realidade em que os empreendedores se encontram diante do quadro econômico desafiador ainda presente“, avalia o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

    Empresas de menor porte são mais vulneráveis à inadimplência porque, geralmente, possuem menos fluxo de caixa e reservas financeiras limitadas para enfrentar situações de emergência”, pontua Genero.

    O executivo define como “fundamental” o controle econômico por parte dos empreendedores para enfrentar situações como essas.

    Genero defende que é necessária adaptabilidade por parte dos donos de negócios e que sejam empregadas “estratégias sólidas de planejamento, educação financeira e renegociação de dívidas“.

    Em agosto, 53,2% das MPEs inadimplentes eram do setor de Serviços, 38,6% de Comércios, 7,7% da Indústria; enquanto 0,5% representam os demais setores, que englobam companhias dos segmentos Primário, Financeiro e Terceiro Setor.

    Em média, cada companhia inadimplente possuía 6,9 contas atrasadas.

    *Sob supervisão de Ana Carolina Nunes

    Veja também: Vendas do varejo recuam 0,2% em agosto, segundo IBGE