Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pela primeira vez em 184 anos, Tiffany lança anéis de noivado para homens

    Com os casamentos do mesmo sexo reconhecidos em quase 30 países, outras joalherias também começaram a oferecer designs masculinos nos últimos meses

    Tiffany & Co. passa a desenvolver anéis de noivado para homens; as peças podem ter diamantes de até 5 quilates
    Tiffany & Co. passa a desenvolver anéis de noivado para homens; as peças podem ter diamantes de até 5 quilates Foto: Tiffany & Co.

    Megan C. Hills, CNN

    A marca de joias de luxo Tiffany & Co. começou a vender anéis de noivado masculinos pela primeira vez em seus 184 anos de história.

    Em meio a relatos de crescente demanda por joias finas entre homens, os novos designs marcam uma grande mudança para a joalheria americana, que é conhecida por seus clássicos anéis de noivado solitário para mulheres.

    Disponível na loja principal da Tiffany em Nova York a partir deste mês, a linha é chamada de Charles Tiffany Setting em homenagem ao fundador da empresa, Charles Lewis Tiffany.

    O design foi inspirado em sinetes clássicos e vem em uma configuração de titânio ou platina. Os anéis grossos apresentam bordas chanfradas angulares e um diamante central cintilante de até cinco quilates de tamanho.

    A marca disse em um comunicado à imprensa que a linha “honra o legado de longa data do joalheiro em amor e inclusão, abrindo caminho para novas tradições”.

    A Tiffany & Co. começou a vender anéis de noivado de diamante em 1886 com a introdução do Tiffany Setting, que continua sendo um de seus estilos mais conhecidos até hoje.

    As joias de noivado constituem uma parte crucial do negócio, respondendo por 26% da receita da empresa no ano passado, de acordo com a Business of Fashion.

    Tendência 

    Com os casamentos do mesmo sexo reconhecidos em quase 30 países, joalheiros como a Brilliant Earth começaram a oferecer designs de anéis de noivado de gênero neutro nos últimos meses. Outros joalheiros independentes, como Stephen Einhorn, oferecem linhas voltadas especificamente para casais LGBTQ.

    Em seu relatório de casamento de 2019, a plataforma de pesquisa de moda Lyst disse que houve um aumento do interesse em anéis de noivado masculinos em seu site, com o volume de pesquisa aumentando 66% de 2018 a 2019. 

    Tiffany & Co. passa a criar anéis de noivado para homens
    A nova linha, dedicada ao público masculino, é chamada de Charles Tiffany Setting em homenagem ao fundador da empresa, Charles Lewis Tiffany
    Foto: Tiffany & Co.

    Além de se provar popular entre os casais LGBTQ, os anéis de noivado masculinos também foram popularizados por celebridades como Ed Sheeran, que usava um anel de noivado desenhado por sua então noiva Cherry Seaborn, e Michael Bublé, que ganhou uma aliança simples de noivado de sua ex-esposa Luisana Lopilato.

    A designer Narcisa Pheres, cuja linha homônima de joias finas foi usada por celebridades como Rihanna e Beyoncé, diz que acha a ideia de mulheres pedirem os homens em casamento “bastante romântica”.

    Embora atualmente não venda anéis de noivado masculinos, ela lançou recentemente uma linha de colar unissex e já adaptou seus designs para homens, como um anel para Joe Jonas usar no Met Gala 2019.

    “Com toda essa conversa de feminismo e empoderamento das mulheres, por que não podemos propor também?” questiona. “E como a Tiffany foi a marca que empurrou o anel de noivado de diamante para começar, é o momento perfeito para a marca se reinventar e se adaptar ao consumidor do século 21”.

    Pheres também observou que o mercado de joias mais amplo tem “mudado e se adaptado a novas tendências e padrões” nos últimos cinco anos, com estrelas como Harry Styles defendendo joias unissex e inspirando outros a seguir o exemplo.

    “Você vê no tapete vermelho homens usando enormes broches de estilo barroco ou grandes anéis de diamante, colares (e assim por diante)”, afirma. “A maior influência, obviamente tem sido a indústria da música, a arte pop e muitas das jovens celebridades ou influenciadores usando cada vez mais joias finas em público.

    “A fluidez de gênero é uma tendência social, não apenas para joias, veremos muito mais disso”, aposta a designer. 

    (Esse texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)