Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Otimista, governo turco prevê que inflação cairá a 24% neste ano

    Economistas, por outro lado, veem taxa 10 pontos percentuais mais alta.

    Cidadãos queimam contas de luz em protesto contra altos preços da energia, em Ancara, Turquia
    Cidadãos queimam contas de luz em protesto contra altos preços da energia, em Ancara, Turquia 09/02/2022REUTERS/Cagla Gurdogan

    Por Ece Toksabay e Tuvan Gumrukcu, da Reuters

    A inflação na Turquia cairá para cerca de 24% até o fim do ano e atingirá um dígito até maio de 2023, disse o ministro das Finanças do país, Nureddin Nebati, nesta sexta-feira (11), pintando um quadro muito mais otimista do que o de economistas, que o veem taxa 10 pontos percentuais mais alta.

    A inflação acelerou para um pico em duas décadas de 48,7% em janeiro, impulsionada pela pressão do presidente turco, Tayyip Erdogan, por cortes pouco ortodoxos nas taxas de juros e pelo resultante colapso da lira, que perdeu 44% de seu valor no ano passado.

    A pesquisa mensal do banco central sobre as expectativas de participantes do mercado mostrou nesta sexta-feira que a inflação ao consumidor terminaria 2022 em 34,06%. Muitos economistas dizem que a pressão permanecerá devido ao aumento dos preços e dos salários.

    Nebati diz que não há mais necessidade de intervenção no mercado de câmbio

    Ainda nesta sexta, Nebati afirmou que as autoridades turcas não precisam mais intervir no câmbio para estabilizar a moeda local, e que os mercados se acalmaram.

    Em entrevista à emissora Haberturk, o ministro também disse que qualquer aperto monetário pelo Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, não terá impacto na economia turca.