Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Opiniões polêmicas de Elon Musk têm incomodado clientes da Tesla

    Clientes democratas chegaram a cancelar pedidos de automóveis da montadora

    CEO da Tesla, Elon Musk
    CEO da Tesla, Elon Musk 13/06/2019REUTERS/Mike Blake

    Matt McFarlanddo CNN Business

    Jason Simon fez um pedido de um Tesla Model 3 em abril, ansioso para possuir um veículo elétrico.

    Ele ouviu da Tesla em junho que seu carro estava pronto, mas desistiu da compra, perdendo a taxa de pedido de US$ 250 que pagou.

    Simon disse ao CNN Business que seus sentimentos mudaram nesta primavera depois que o CEO da Tesla, Elon Musk, fechou um acordo para comprar o Twitter.

    Desde então, Musk voltou atrás e indicou que quer sair do acordo para comprar a empresa de mídia social.

    Simon é um dos muitos compradores de veículos elétricos que desenvolveram sentimentos novos e mais fortes sobre Musk e Tesla nas últimas semanas.

    Dirigir um Tesla tem sido uma maneira de os consumidores sinalizarem valores sobre meio ambiente e sustentabilidade.

    Os consumidores se conectam profundamente com marcas que compartilham seus valores ou representam o que desejam ser, de acordo com Americus Reed, professor de marketing da Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

    A Tesla se beneficiou de uma lealdade poderosa e baseada em identidade que surgiu com os compradores de carros e rivaliza com as principais marcas como Apple e Nike.

    “A intensidade do relacionamento para aqueles que realmente gostam da Tesla está fora dos gráficos”, disse Reed.

    Alguns compradores de carros são cada vez mais atraídos ou afastados da Tesla por causa de uma série de crenças que se alinham ou colidem com Musk, incluindo política, liberdade de expressão e cultura da empresa, de acordo com entrevistas feitas com 12 compradores de carros recentes.

    Nos últimos meses, Musk chamou os democratas de partido da “divisão e ódio”, brincou sobre colocar cocaína de volta na Coca-Cola, comparou o CEO do Twitter a Joseph Stalin, desafiou o presidente russo Vladimir Putin para uma luta cara a cara pela Ucrânia e advertiu que “o vírus da mente desperta destruirá a civilização”.

    Simon disse que sentia pena dos funcionários da Tesla que tinham ações da empresa. As ações da Tesla caíram 31% desde que Musk fechou um acordo para comprar o Twitter. O S&P 500 caiu 11% no mesmo período.

    Simon achou que a queda do preço das ações sugeria falta de confiança na Tesla, já que seu ocupado CEO – Musk também lidera a SpaceX – assumiu outro projeto. Embora Musk tenha dito que quer sair do acordo, agora ele pode enfrentar uma longa batalha judicial se o Twitter decidir entrar com uma ação legal contra ele.

    “Há pessoas além dele que trabalharam muito tempo para ganhar essas ações”, disse Simon, um executivo de negócios na Filadélfia que disse estar “muito sério” sobre seus funcionários terem chances de ganhar .

    “Isso é coisa da vida real para essas pessoas”, disse Simon. “É muito chato.”

    Steven Kronenberg, da Califórnia, cancelou um pedido para um telhado solar Tesla nesta primavera depois de ver Musk anunciar seu apoio aos republicanos.

    Ele também disse que não gostou de ver a Tesla enfrentar um processo de uma agência de direitos civis da Califórnia por seu tratamento a trabalhadores negros.

    “Se alguém quiser gastar dinheiro no Hobby Lobby, ou Chick-fil-A ou Tesla, eles podem fazer isso”, disse Kronenberg à CNN Business. “Tenho muitas outras opções.”

    Chick fil-A havia doado por um tempo para organizações que criticavam o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o Hobby Lobby estava no centro de uma decisão da Suprema Corte de que o Affordable Care Act não poderia forçar empresas de capital fechado a cobrir certos contraceptivos para funcionários.

    Kronenberg disse que está encomendando um veículo elétrico de um concorrente da Tesla.

    As empresas têm visto historicamente algum impacto de tomar posições políticas. A Budweiser parece ter perdido popularidade em condados conservadores depois que seu anúncio no Super Bowl de 2017 favoreceu a imigração.

    Enquanto a Ben & Jerry’s ganhou popularidade em países liberais por seu apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e ao Black Lives Matter, de acordo com Vanitha Swaminathan, professora de marketing da Universidade de Pittsburgh.

    Reed, o professor da Pensilvânia, descreveu Musk como um “pára-raios” que as pessoas amam ou odeiam. Ele vê Musk e Tesla como imunes a danos do comportamento recente de Musk porque as pessoas já estão tão divididas por ele. Musk pode se beneficiar provocando sentimentos fortes, em vez de indiferença.

    “Se você é uma figura pública, provavelmente é melhor ficar mal falado”, disse Reed. “Como, eh, tanto faz, o CEO da Ford, quem se importa?”

    Swaminathan disse que o risco potencial de Musk para as vendas e a marca da Tesla pode não ser muito significativo, já que a montadora tem uma marca forte e é conhecida por sua inovação.

    “A reputação da própria marca da Tesla pode funcionar como uma apólice de seguro e limitar os danos que a posição do CEO tem sobre a marca”, disse Swaminathan.

    Erik Corkran, do Colorado, há muito gosta de Musk, a quem ele vê como uma voz inspiradora para a liberdade individual.

    Corkran, que se inclina para o libertário, disse que gosta de ser ilimitado e fez muito trabalho freelance em sua carreira. Ele adora seu Tesla Model X que comprou no início deste ano.

    Corkran disse que se preocupa com temas de justiça social como gênero e raça, mas ele sente que eles estão se tornando um foco muito grande nas escolas às custas de matemática ou ciências.

    Corkran assistiu nesta primavera quando Musk encontrou uma reação negativa ao se mudar para comprar o Twitter e ponderar sobre política.

    “Sabe de uma coisa”, Corkran disse que se lembrava de ter pensado em maio. “Vou jogar US$ 100. Vou pegar um Cybertruck.” Embora o Cybertruck da Tesla ainda não esteja disponível – a produção foi inicialmente prevista para começar no final de 2021, mas foi adiada até 2023 – os potenciais compradores podem reservar a oportunidade de comprar um por um depósito de US$ 100.

    Ele espera receber a entrega em 2024, quando Musk disse que o caminhão estará disponível.

    Lisa Morris, que mora na Louisiana, encomendou um Tesla este ano para economizar nos custos de combustível durante uma longa viagem que ela frequentemente faz para levar a neta à escola. Ela disse que será a primeira de suas amigas a possuir um Tesla.

    Morris tem fortes sentimentos sobre política e diz que, como empresária, prefere “ter 1.000 clientes republicanos do que 100.000 democratas”.

    Morris disse que ficou ainda mais feliz com a compra depois que Musk anunciou que não apoiaria mais os democratas.

    “O homem deve continuar fazendo isso e nunca esconder sua opinião”, disse Morris, que acrescentou que não respeita empresas que escondem seu apoio aos republicanos.

    Scott Wilson, da Califórnia, dono de um Model Y, fez um pedido para um segundo Tesla este ano. Mas ele disse que teve dúvidas e considerou cancelar o pedido.

    “Não quero que os carros da Tesla se tornem o novo chapéu MAGA”, disse Wilson. “Não quero ser visto como um rico idiota, e não quero ser visto como um conservador político, um guerreiro libertário da liberdade de expressão.”

    Por enquanto, Wilson manteve seu pedido. Ele disse que ajudou Musk a parecer mais calmo no Twitter nas últimas semanas.

    Outros compradores de carros dizem que os esforços de Musk fora da Tesla e suas opiniões políticas não influenciam em nada em suas decisões.

    Steven Cohn, que comprou um Model 3 este ano, disse que vê Musk como o sonho americano e admira o que ele fez para combater as mudanças climáticas. Mas ele também acha que as visões políticas de Musk são “um pouco regressivas”.

    “Tomarei minhas decisões de compra com base no que sinto ser o melhor valor para mim e minha família”, disse Cohn. “Não baseado em um partido político.”

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original