Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Número de vagas com carteira é o maior em 8 anos e renda cresce, aponta IBGE

    País registrou 37,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada no trimestre encerrado em agosto

    Números são do levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua)
    Números são do levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 06/10/2020REUTERS/Amanda Perobelli

    Iasmin Paivada CNN

    São Paulo

    O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado é o maior dos últimos oito anos, segundo divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (29).

    O levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mostra que, no trimestre encerrado em agosto, o país registrou 37,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada, o maior contingente desde fevereiro de 2015, quando eram 37,28 milhões de pessoas nessas condições

    A quantidade de pessoas registradas no período representa uma alta de 1,1% na comparação com o trimestre anterior, e de 3,5% na comparação anual (mais 1,3 milhão de pessoas).

    Já o número de empregados sem carteira assinada no setor privado cresceu 2,1% no trimestre, e ficou estável no ano.

    Renda dos trabalhadores

    O rendimento real habitual do trimestre encerrado em agosto foi de R$ 2.947, o que representa um crescimento de 4,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

    Já a massa de rendimento real habitual, por sua vez, chegou a R$ 288,9 bilhões e bateu recorde da série histórica, crescendo 2,4% frente ao trimestre anterior e 5,5% na comparação anual.

    Veja também: Taxa de desemprego cai a 7,8% em agosto