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    Novo banco? Apple lança poupança que rende acima da média do mercado nos EUA

    De acordo com a empresa, o rendimento será de cerca de 4,15%, o que representaria dez vezes a média nacional dos Estados Unidos

    Da CNN* , São Paulo

    A Apple lançou em parceria com o Goldman Sachs uma conta poupança e voltou a expandir seu leque de serviços financeiros. O produto se une a outras funcionalidades da empresa como o Apple Card e o Apple Cash.

    Essa conta poupança não tem taxas, depósitos mínimos ou requisitos de saldo, e os usuários podem gerenciá-la diretamente de seus iPhones. Segundo Igor Gondim, professor de modelagem financeira na ESPM, a Apple visa oferecer um ambiente integrado e fortalecer ainda mais seu “core business” com o lançamento.

    “Esta é uma tendência de integração de outros serviços ao seu core business. Para a Apple faz todo sentido para buscar a consolidação de seus negócios e ofertar serviços financeiros como meios de pagamentos ou serviços de investimentos. Ela pode ofertar um dispositivo como Apple Watch com toda conexão existente e agregar soluções financeiras”, indica.

    De acordo com a empresa, o rendimento da poupança corresponde a 4,15% — o que seria dez vezes maior que a média nacional dos EUA. Contudo, Carlos Alberto Di Agustini, professor de Finanças da Strong Business School, pontua que esse valor pode ser temporário e parte da estratégia da Apple para “atrair holofotes”.

    “Esses rendimentos muito acima da média não duram muito tempo. É um chamariz, um fator de atratividade, para que os usuários possam aderir aos planos, mas isso não dura muito tempo. Até porque tem interveniência de uma instituição como o Goldman Sachs”, comenta o especialista.

    Integração com outras ferramentas

    A Apple se lança gradativamente no mercado dos serviços financeiros. Confira alguns dos mecanismos já lançados:

    • Apple Card: é o serviço de cartão de crédito sem tarifas da empresa. O apetrecho atua de maneira integrada ao iPhone e oferece um programa de cashback diário (daily cash), que varia entre 1% e 3%, para de produtos da empresa ou outras lojas;
    • Apple Cash: permite enviar, solicitar e receber dinheiro diretamente pelo app Mensagens do iPhone. O dinheiro pode ser adicionado como saldo no app Carteira, ser utilizado para pagamentos no Apple Pay ou mesmo transferido para contas bancárias;
    • Apple Pay Later: Permite que os clientes dividam os pagamentos das compras em quatro parcelas ao longo de seis semanas, com a primeira parcela vencendo no momento da compra.

    Depois que a poupança é configurada, todo “daily cash” recebido pelo usuário é depositado diretamente na conta e passa a render imediatamente. Para aumentar ainda mais suas economias, os usuários podem fazer depósitos por meio de uma conta bancária vinculada ou do Apple Cash.

    Os usuários também podem sacar a qualquer momento, transferindo o montante para uma conta bancária vinculada ou Apple Cash, sem taxas.

    “As vantagens desse serviço é integrar em um mesmo ambiente diferentes opções de consumo – de consumo de produtos financeiros, inclusive. A Apple tenta ampliar seu ecossistema. Ela percebe que é necessário também avançar nos produtos financeiros até para proteger seus negócios”, comenta Leonardo Trevisan, professor de Economia da ESPM.

    O novo produto só está disponível nos Estados Unidos, para usuários do Apple Card. No Brasil, os usuários de iPhones têm acesso ao app Carteira.

    *Publicado por Danilo Moliterno

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