Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Anac suspende Boeing 737 MAX 9 no Brasil após parte de avião cair nos EUA

    Alguns voos foram cancelados enquanto companhia realiza revisão técnica

    Marien Ramosda CNN* , São Paulo

    Após incidente em voo nos EUA, a Agência Nacional de Aviação (Anac) suspendeu temporariamente as operações aéreas com Boeing 737 MAX9. Alguns voos foram cancelados por conta da decisão, divulgada neste domingo (7).

    Na sexta-feira (5), uma porta de avião da Alaska Airlaines se abriu em pleno voo e forçou um pouso de emergência.

    No Brasil, a empresa que utiliza esse tipo de aeronave é a Copa Airlines, que emitiu um comunicado afirmando que fará uma “revisão técnica necessária”. A companhia realiza voos saindo diariamente de São Paulo e do Rio de Janeiro para o Panamá.

    Suspensão nos EUA

    A Anac seguiu as recomendações da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), agência regulatória de aviação dos EUA, que também suspendeu temporariamente o uso dos modelos.

    A Copa Airlines informou que “já iniciou as inspeções técnicas e espera que essas aeronaves retornem à programação de voos de forma segura e confiável nas próximas 24 horas”, seguindo a Diretriz de Aeronavegabilidade pela FAA.

    Segundo a companhia, 21 aeronaves 737 MAX 9 não irão operar em razão da suspensão. Três dos cinco voos previstos para este domingo foram cancelados.

    “A equipe da companhia aérea está trabalhando para minimizar o impacto para seus passageiros, embora alguns atrasos e cancelamentos sejam esperados devido a essa situação fora do controle da empresa”, acresceu a Copa. Os passageiros podem verificar o status de seus voos no site oficial ou no aplicativo da Copa Airlines.

    Em nota, a Boeing disse que concorda com a decisão da FAA de exigir inspeções imediatas das aeronaves. “A segurança é a nossa principal prioridade. Lamentamos profundamente o impacto que este evento teve sobre os nossos clientes e seus passageiros”.

    *Com informações de Manoela Carlucci; sob supervisão de Nathan Lopes

    Tópicos