Nobel de Economia de 2023: norte-americana Claudia Goldin vence o prêmio
Goldin é apenas a terceira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Economia; ela "forneceu o primeiro relato abrangente dos rendimentos das mulheres e da participação no mercado de trabalho", segundo a entidade
- 1 de 13
Fotos dos cientistas Katalin Karikó e Drew Weissman, vencedores do Prêmio Nobel de Medicina de 2023, durante anúncio da premiação em Estocolmo • TT News Agency/Reuters (02.out.23)
- 2 de 13
Arte de Katalin Karikó e Drew Weissman para o Nobel de Medicina • Divulgação/Prêmio Nobel
- 3 de 13
Anne L'Huillier ao receber a notícia que era uma das ganhadoras do Nobel de física. Logo depois ela retornou à sala de aula • Reprodução
-
- 4 de 13
Anúncio dos vencedores do Prêmio Nobel de Física de 2023 em Estocolmo • TT News Agency/Reuters (03.out.23)
- 5 de 13
Arte de trio de cientistas para o Nobel de Física • Divulgação/Prêmio Nobel
- 6 de 13
Anúncio do Prêmio Nobel de Química • TT News Agency/Claudio Bresciani/Reuters (04.out.23)
-
- 7 de 13
Arte de Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov para o Prêmio Nobel de Química de 2023 • Divulgação/Prêmio Nobel
- 8 de 13
Jon Fosse, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura • Hakon Mosvold Larsenvia/Reuters
- 9 de 13
Arte de Jon fosse, para o Prêmio Nobel de Literatura • Divulgação/Prêmio Nobel
-
- 10 de 13
A jornalista iraniana Narges Mohammadi venceu o Prêmio Nobel da Paz 2023 • Reuters
- 11 de 13
Arte da ativista iraniana presa Narges Mohammadi para o Prêmio Nobel da Paz de 2023 • Divulgação/Prêmio Nobel
- 12 de 13
Anúncio do Prêmio Nobel de Economia de 2023 para Claudia Goldin • Reuters
-
- 13 de 13
Arte da historiadora de economia Claudia Goldin para o Nobel de Economia de 2023 • Reprodução/Prêmio Nobel
A historiadora de economia norte-americana Claudia Goldin ganhou o prêmio Nobel de Economia de 2023 por “ter avançado nossa compreensão dos resultados do mercado de trabalho das mulheres”, disse a Academia Real Sueca de Ciências nesta segunda-feira (9).
O prêmio, formalmente conhecido como Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, é o último da leva de Prêmios Nobel deste ano e vale 11 milhões de coroas suecas (999.137 dólares).
BREAKING NEWS
The Royal Swedish Academy of Sciences has decided to award the 2023 Sveriges Riksbank Prize in Economic Sciences in Memory of Alfred Nobel to Claudia Goldin “for having advanced our understanding of women’s labour market outcomes.”#NobelPrize pic.twitter.com/FRAayC3Jwb— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 9, 2023
“A laureada deste ano em Ciências Econômicas, Claudia Goldin, forneceu o primeiro relato abrangente dos rendimentos das mulheres e da participação no mercado de trabalho ao longo dos séculos”, afirmou a entidade.
“A sua investigação revela as causas da mudança, bem como as principais fontes das disparidades de gênero.”
Goldin é apenas a terceira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Economia.
O prêmio de Economia não é um dos originais para a ciência, literatura e paz criados no testamento do inventor da dinamite e empresário Alfred Nobel, mas sim um acréscimo posterior estabelecido e financiado pelo banco central da Suécia em 1968.
O primeiro prêmio de Economia foi atribuído no ano seguinte, e os vencedores anteriores incluem uma série de pensadores e académicos influentes, como Friedrich August von Hayek, Milton Friedman e, mais recentemente, o economista norte-americano Paul Krugman.
No ano passado, um trio de economistas norte-americanos, incluindo o antigo presidente da Reserva Federal, Ben Bernanke, venceu pela sua investigação sobre como a regulação dos bancos e o apoio aos credores falidos com dinheiro público podem evitar uma crise econômica ainda mais profunda, como a Grande Depressão da década de 1930.
Tal como acontece com os outros prêmios Nobel, a grande maioria dos prêmios de Economia foi atribuída a homens. Apenas duas mulheres já haviam conseguido um – Elinor Ostrom, em 2009, e Esther Duflo uma década depois.
*Reportagem de Simon Johnson, Mark John, Niklas Pollard e Johan Ahlander, com informações de Terje Solsvik