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    No hype do filme Barbie, Mattel aposta na marca para impulsionar vendas de fim de ano

    CEO afirma que projeto era criar um "evento cultural", e que agora a empresa tem "grandes planos" para estender o impacto da boneca além do filme

    Mattel registrou queda nas vendas do segundo trimestre. Expectativa é de alta para o final do ano.
    Mattel registrou queda nas vendas do segundo trimestre. Expectativa é de alta para o final do ano. Carlo Allegri/Reuters

    Parija Kavilanzda CNN

    em Nova York

    A Mattel, aproveitando o sucesso de bilheteria do filme “Barbie”, planeja entregar um Natal com a cara da boneca este ano.

    O filme de Greta Gerwig marcou o maior fim de semana de estreia de 2023, arrecadando US$ 155 milhões (R$ 734,7 milhões) só nos Estados Unidos e US$ 337 milhões (R$ 1,6 bilhão) globalmente.

    O CEO da Mattel, Ynon Kreiz, disse que o filme é “mais do que um espetáculo cinematográfico”.

    Além da boneca, filme também contou com marketing pesado

    “Tratava-se de criar um evento cultural e alavancar nossas marcas de uma forma que nunca fizemos antes”, disse ele a analistas na quarta-feira (26) durante teleconferência de resultados da empresa.

    Kreiz ainda afirmou que a fabricante de brinquedos tem “grandes planos” para estender o impacto da Barbie muito além do filme.

    Legado natalino

    “Barbie” segue com bom ritmo nas bilheterias e está “trazendo cada vez mais o público masculino” para assisti-lo, afirma o CEO da Mattel.

    Para a companhia, o mais importante é manter os consumidores fascinados com todos os produtos da Barbie durante o segundo semestre.

    O foco está nos meses de novembro e dezembro, um período crítico de vendas para a indústria de brinquedos por conta do Natal.

    Em 1º de junho, a Mattel lançou uma nova coleção de brinquedos relacionados ao filme “Barbie”, que incluía os bonecos Barbie e Ken baseados nos personagens do filme e uma réplica de brinquedo da casa dos sonhos de três andares da boneca.

    Kreiz disse que os primeiros produtos do filme se esgotaram e que a Mattel planeja relançar a coleção para as festas de final de ano.

    No total, o CEO disse que a Mattel fechou mais de 165 parcerias relacionadas ao filme com marcas e varejistas.

    Movimento do mercado

    A forte demanda por produtos da Barbie, alimentada pelo filme, deve dar à Mattel um impulso de vendas ainda este ano.

    A fabricante de brinquedos sinalizou na quarta-feira (26) que ainda está enfrentando lentidão nas vendas gerais da indústria em meio a gastos cautelosos do consumidor em bens discricionários.

    No segundo trimestre, a Mattel registrou que as vendas caíram 12% em relação ao ano anterior, mas registraram lucro trimestral contra expectativas de prejuízo.

    Anthony DiSilvestro, diretor financeiro da Mattel, disse em comunicado que os varejistas ainda estão lidando com um estoque de brinquedos não vendidos após a temporada de festas do ano passado.

    Contudo, a Mattel espera que a demanda do consumidor por seus produtos aumente “à medida que entramos na segunda metade do ano e na importante temporada de festas”, reforça DiSilvestro.

    Sequência do filme poderia estar em andamento?

    Apesar do sucesso do longa, o CEO da Mattel deu uma resposta comedida aos analistas sobre o assunto.

    “Não anunciamos nada e provavelmente é um pouco cedo para falar sobre sequências”, disse Kreiz. “Mas, obviamente, com o sucesso do filme surgem mais oportunidades.”

    O CEO afirmou que a empresa espera ter “mais oportunidades em conteúdo”.

    “Não se trata apenas de cinema, mas também de televisão e outras áreas onde continuamos a envolver as pessoas que têm uma ligação emocional com a marca”, disse Kreiz. “Não se trata apenas de um filme. O objetivo era criar, construir a franquia de filmes e continuar a estender a marca de mais maneiras. E sucesso gera sucesso.”

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original