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    Twitter amplia receita e usuários no 1º tri, mas guerra impacta resultado, diz rede

    “Musk está comprando o Twitter em um momento em que a empresa está lutando para atrair novos usuários após o aumento causado pela pandemia”, diz analista

    Letícia Simionato*, do Estadão Conteúdo

    O Twitter divulgou nesta quinta-feira (28) receitas e vendas de anúncios que ficaram aquém das expectativas e foram deprimidas pela guerra em curso na Ucrânia, apresentando os desafios que o bilionário Elon Musk enfrentará se assumir a empresa de mídia social.

    A empresa também registrou 12 milhões de novos usuários no trimestre, seu maior aumento de usuários desde o auge da pandemia, e as notícias mistas deixaram as ações em alta de 0,6% no comércio do final da manhã.

    O relatório pode ser o último do Twitter como empresa pública, embora o preço das ações, que está com um desconto de 11% em relação ao preço de oferta de Musk, indique dúvidas substanciais de que Musk vá adiante com o acordo.

    “Elon Musk está comprando o Twitter em um momento em que a empresa está lutando para atrair novos usuários após o aumento causado pela pandemia”, disse Haris Anwar, analista sênior da Investing.com.

    Para colocar o crescimento de usuários do Twitter em perspectiva, desde o auge da pandemia, os aumentos trimestrais sequenciais variaram entre 1 milhão e 7 milhões, após crescerem 20 milhões de usuários ativos diários no segundo trimestre de 2020.

    A empresa precisaria adicionar pelo menos 12 milhões de usuários a cada trimestre até o final do próximo ano para atingir as ambiciosas metas de 2023 que estabeleceu para si mesma, que o Twitter agora rejeitou por causa do acordo.

    “Achamos que as questões macro vão afastar o Twitter de suas metas de 2023 previamente declaradas”, disse Angelo Zino, analista da CFRA Research. “Acreditamos que os resultados, juntamente com os ventos contrários do setor relacionado a anúncios, solidificam a decisão do Conselho de aprovar a oferta de Musk, pois vemos poucas razões para acreditar que (o Twitter) poderia extrair maior valor para o acionista permanecendo público”.

    O Twitter há muito enfrenta críticas por seu ritmo lento de lançamentos de produtos. Musk twittou sugestões que vão desde o lançamento de um botão de edição amplamente exigido até tornar o algoritmo do Twitter de código aberto.

    Quando Musk fechar o acordo, ele estará supervisionando uma empresa que tem lutas de longa data com disfunção interna, indecisão e falta de responsabilidade, informou a Reuters anteriormente de acordo com oito atuais e ex-funcionários do Twitter.

    Os usuários ativos diários no Twitter subiram para 229 milhões no primeiro trimestre encerrado em 31 de março, de 199 milhões um ano antes. A expectativa média dos analistas era de 226,8 milhões.

    A Meta Platforms, proprietária do Facebook, também relatou um retorno ao crescimento de usuários na quarta-feira, o que ajudou a impulsionar os estoques de mídia social para cima.

    O Twitter disse que um erro interno fez com que a empresa exagerasse os números de usuários trimestrais em cerca de 1,5 milhão entre o quarto trimestre de 2020 e o final de 2021. A empresa disse que também exagerou os números em 2019, mas não conseguiu fornecer dados.

    Dada a aquisição pendente, o Twitter disse que não forneceria nenhuma orientação futura e estava retirando todas as metas e perspectivas anteriores. A empresa anunciou no ano passado que pretendia dobrar a receita anual e crescer para 315 milhões de usuários até 2023, já que o ex-CEO Jack Dorsey pretendia sinalizar uma redefinição de anos de estagnação de produtos.

    A receita total no primeiro trimestre foi de US$ 1,2 bilhão, em comparação com a estimativa média dos analistas de US$ 1,23 bilhão, segundo dados do IBES da Refinitiv.

    A guerra na Ucrânia afetou o crescimento da receita, disse o Twitter em um comunicado à imprensa.

    A empresa obtém a maior parte de sua receita com a venda de anúncios digitais no site e no aplicativo. O Twitter interrompeu os anúncios na Ucrânia e na Rússia em fevereiro em meio à invasão em andamento, que o Kremlin chama de “operação militar especial”.

    “O ambiente macro está se tornando hostil com os anunciantes reduzindo seus gastos enquanto lidam com a inflação, que está em alta em quatro décadas”, disse Anwar.

    Musk disse que o Twitter não deve veicular publicidade, o que permitiria à plataforma ter mais controle sobre suas políticas de conteúdo. Os anunciantes geralmente preferem uma moderação de conteúdo forte, para ajudar a evitar que sua marca apareça ao lado de conteúdo inadequado.

    Seu lucro líquido subiu para US$ 513,3 milhões, ou US$ 0,61 por ação, de US$ 68 milhões, US$ 0,8 por ação, um ano antes.

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