Startup espacial de cofundador da Apple arrecada US$ 56,5 mi e faz fusão de empresas
Compra adicionará serviços de mapeamento e inteligência às ofertas de dados da empresa
A startup de dados espaciais do cofundador da Apple Steve Wozniak, Privateer, arrecadou US$ 56,5 milhões e comprou a empresa de análise Orbital Insight, uma fusão que adicionará serviços de mapeamento e inteligência às ofertas de dados da empresa.
A Privateer, fundada em 2021 para ajudar os operadores de satélite a navegarem na órbita cada vez mais lotada da Terra, fechou uma rodada de financiamento Série A em abril liderada pela empresa de capital de risco focada no espaço Aero X Ventures.
A rodada incluiu outros investidores como Lux Capital, BOKA Group, Starburst Ventures e os gêmeos Winklevoss.
A plataforma de observação da Terra TerraScope, da Orbital, projetada para ser um vasto mecanismo de busca baseado em imagens de satélite capturadas recentemente de outras empresas, será combinada com o software de rastreamento de satélites da Privateer.
O novo financiamento permitiu que a Privateer fechasse um acordo para comprar a Orbital Insight em 17 de abril, disse o presidente-executivo da Privateer, Alex Fielding.
A Orbital, que mescla várias fontes de dados, como localização de telefones celulares e imagens de satélite, em suas ofertas de inteligência aos clientes, foi apoiada pela Sequoia e pela Google Ventures.
Fielding se recusou a revelar o valor da entidade combinada ou o preço da Orbital Insight.
A aquisição da Privateer ampliará suas ofertas depois que as perspectivas de receita no mercado foram limitadas, disse Fielding. Esse mercado, conhecido pela sigla SSA, é um segmento incipiente do setor espacial, semelhante ao controle de tráfego aéreo, mas para satélites no espaço.
Esses serviços são considerados cruciais para a navegação por satélite, já que não há normas internacionais para controlar a quantidade crescente de tráfego espacial.
“Na verdade, não se trata de um mercado, mas de um grupo de empresas que tem fornecido um paliativo para o fato de governos não terem fornecido um serviço de gerenciamento de tráfego espacial”, disse Fielding.
A Privateer está oferecendo seus serviços de SSA a empresas de imagens de satélite para ajudá-las a localizar alvos na Terra e a manobrar seus satélites em torno de lixo espacial, em troca das hordas de imagens de satélite encomendadas por seus clientes, que podem ser utilizadas em um serviço de mapeamento e inteligência quase em tempo real.
Essas imagens serão canalizadas para uma nova plataforma que Fielding espera lançar publicamente nos próximos seis meses, aproximadamente.
“Você obtém a imagem uma vez e deve poder vendê-la um milhão de vezes, por uma fração do preço de aquisição”, disse Fielding, referindo-se às empresas de imagens de satélite com as quais a Privateer está trabalhando para integrar seus dados.