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    Rodízio de camarão a R$ 100 dá errado e empresa pede recuperação judicial nos EUA

    Red Lobster tem mais de US$ 1 bilhão em dívidas e menos de US$ 30 milhões, "festival do camarão" escancarou anos de má gestão da companhia e impacto da inflação

    Uma em cada cinco caudas de lagosta consumidas na América do Norte é comprada pela Red Lobster
    Uma em cada cinco caudas de lagosta consumidas na América do Norte é comprada pela Red Lobster Divulgação: Red Lobster

    Nathaniel Meyersohnda CNN

    Nova York

    A Red Lobster entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos neste domingo (19). A empresa disse ter mais de US$ 1 bilhão em dívidas e menos de US$ 30 milhões em caixa.

    A rede de restaurantes, que trouxe camarão e lagosta a preços acessíveis para a classe média e cresceu a ponto de se tornar a maior rede de frutos do mar do mundo, planeja vender o negócio aos seus credores e, por sua vez, receber financiamento para se manter à tona.

    Enquanto isso, a companhia ainda deve fechar mais restaurantes, apesar de ter feito o pedido com base no chapter 11.

    Nos Estados Unidos, esse processo de recuperação judicial permite que as empresas continuem suas operações enquanto tentam reestruturar suas contas e fortalecer seu capital.

    Com 578 restaurantes em 44 estados e no Canadá, a Red Lobster atende 64 milhões de clientes por ano e gera US$ 2 bilhões em vendas anuais, disse a empresa em seu pedido de falência.

    Uma em cada cinco caudas de lagosta consumidas na América do Norte é comprada pela Red Lobster.

    Mas a recente má gestão, a concorrência, a inflação e outros fatores derrubaram sua força, dizem analistas e ex-funcionários da Red Lobster.

    Anos de subinvestimento em marketing, qualidade dos alimentos, serviços e atualizações de restaurantes da rede prejudicaram a capacidade dela competir com cadeias de fast-casual e de fast-service.

    A gota d’água para o pedido de recuperação judicial: um rodízio de camarão que custou US$ 11 milhões à Red Lobster.

    Crise da companhia

    A Red Lobster foi fundada em 1968 por Bill Darden, um dos arquiteto do casual dining, e a General Mills logo se interessou pelo restaurante. Mais tarde, a Red Lobster tornou-se parte da Darden Restaurants, proprietária da Olive Garden e de outras redes.

    Em 2014, Darden vendeu a Red Lobster para a Golden Gate Capital, uma empresa de private equity, por US$ 2,1 bilhões. Desde 2020, o distribuidor de frutos do mar Thai Union Group, com sede na Tailândia, é o maior acionista da Red Lobster, com 49% da empresa.

    Mas a Red Lobster tem enfrentado dificuldades sob a Thai Union.

    O número de clientes que chegam ao Red Lobster caiu 30% desde 2019 e melhorou ligeiramente desde a pandemia. No início deste ano, a Thai Union disse que se desinvestiria da Red Lobster e sofreria uma perda de US$ 530 milhões.

    Ex-funcionários da Red Lobster dizem que os esforços de corte de custos e os erros estratégicos da Thai Union prejudicaram a cadeia.

    “A Thai Union forçou enormes reduções de custos, incluindo muitas que eram sensatas e tolas porque prejudicavam as vendas”, disse à CNN no início deste mês um ex-executivo da Red Lobster, que falou sob condição de anonimato por causa de um acordo de sigilo com a empresa.

    Os executivos da Red Lobster começaram a correr sob a gestão da Thai Union, resultando em uma grande dança das cadeiras. A Red Lobster teve cinco CEOs desde 2021.

    Em 2021 e 2022, a Red Lobster contratou um novo CEO, diretor de marketing, diretor financeiro e diretor de informações. Todos desapareceram em dois anos.

    No verão norte-americano passado, veio a bomba. À época, a Red Lobster transformou a promoção “Endless Shrimp” (Camarão Infinito, em tradução livre), de US$ 20 (cerca de R$ 100), em um item permanente do menu.

    A “Endless Shrimp” foi uma oferta anual de sucesso por tempo limitado para a Red Lobster por 20 anos.

    Mas a Thai Union viu a promoção como uma forma de vender as montanhas de camarão que pescava e transformou-o em um item de uso diário.

    A mudança custou US$ 11 milhões à Red Lobster.

    A rede de restaurantes disse que está investigando as circunstâncias dessa promoção, à qual a sua própria administração se opôs.

    Sob um CEO nomeado pela Thai Union, a Red Lobster eliminou dois de seus fornecedores de camarão empanado, deixando a Thai com um acordo exclusivo para fornecer o fruto do mar para a rede, aponta o pedido de recuperação judicial.

    De acordo com o documento, isso gerou custos mais elevados e não cumpriu o processo típico de tomada de decisão da empresa de escolher fornecedores com base na demanda projetada.

    A Thai Union não respondeu à reportagem.

    Por si só, a promoção não foi responsável pela crise da Red Lobster. Ela escancarou uma série de fatores envolvendo a má gestão da empresa, que comprometeu sua operação ao longo dos anos.

    “Certas decisões operacionais da administração anterior prejudicaram a situação financeira [da Red Lobster] nos últimos anos”, disse a rede no pedido de recuperação.

    O crescimento explosivo e a popularidade de redes fast-casual como Chipotle e redes de fast-service como Chick-fil-A nas últimas duas décadas também pressionaram a Red Lobster.

    E anos de subinvestimento em marketing, qualidade dos alimentos, serviços e atualizações de restaurantes da Red Lobster prejudicaram a capacidade da rede de adicionar a geração Y à sua principal base de clientes Baby Boomer.

    “A Red Lobster foi a base do casual dining. Eles tinham uma posição de poder e destaque e revolucionaram a forma como os consumidores norte-americanos comem frutos do mar”, disse Alex Susskind, professor de gestão de alimentos e bebidas na Universidade Cornell, em entrevista anterior à CNN.

    Mas a empresa não se sustentou nessa base, disse Susskind. “Red Lobster tinha uma popularidade incrível entre os Baby Boomers. Eles não trouxeram uma geração mais nova.”

    Processo anunciado

    A Red Lobster vem anunciando sua falência há meses.

    Em janeiro, a empresa contratou Jonathan Tibus, um veterano em reestruturação, para avaliar o seu negócio. A Red Lobster nomeou Tibus como CEO em março. Na semana passada, a empresa começou a fechar 93 restaurantes em preparação para o pedido de recuperação.

    Como ficou sem dinheiro, a rede de restaurantes parou de pagar seus fornecedores no ano passado.

    A empresa planeja permanecer à tona com um acordo de financiamento de US$ 100 milhões, disse no pedido.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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