Nunca tentamos ganhar com a guerra, diz representante de petroleiras a Biden
Sommers argumentou que as companhias petrolíferas americanas querem fazer o melhor para os consumidores em todo o mundo
O CEO do Instituto Americano de Petróleo (API, na sigla em inglês), Mike Sommers, insistiu na quinta-feira (25) que as empresas petrolíferas dos EUA não tentariam capitalizar com a invasão da Ucrânia pela Rússia.
“Nossas empresas nunca tirariam vantagem desse tipo de situação”, disse Sommers, que lidera o mais poderoso grupo de comércio de energia dos EUA, à CNN em entrevista por telefone.
Mais cedo na quinta-feira, Biden fez um alerta à indústria do petróleo em meio à alta dos preços.
“As empresas americanas de petróleo e gás não devem explorar este momento para aumentar seus preços e aumentar os lucros”, disse Biden.
Sommers argumentou que as companhias petrolíferas americanas querem fazer o melhor para os consumidores em todo o mundo.
“Minhas empresas associadas são patriotas”, disse ele.
“Não é hora de focar em uma indústria em particular que tenha um histórico comprovado.”
Falando depois que os preços do petróleo nos EUA atingiram US$ 100 o barril pela primeira vez desde 2014, Biden disse que os Estados Unidos estão “trabalhando ativamente” com nações de todo o mundo para potencialmente explorar reservas de petróleo de forma coordenada.
“E os Estados Unidos liberarão barris adicionais de petróleo conforme as condições o justificarem”, disse Biden.
A API prometeu cooperar com uma possível liberação da Reserva Estratégica de Petróleo, o estoque de petróleo de emergência dos Estados Unidos.
[cnn_galeria active=”698084″ id_galeria=”697682″ title_galeria=”Rússia ataca a Ucrânia durante a madrugada desta quinta”/]
“Isso é exatamente o que o SPR foi projetado para fazer – para amortecer esses tipos de situações em que há um desequilíbrio entre oferta e demanda como consequência de questões de segurança nacional”, disse Sommers.
Apontando para o aumento da contagem de plataformas e projeções para uma maior produção de petróleo nos EUA, Sommers indicou que a indústria petrolífera doméstica está pronta para adicionar o suprimento extremamente necessário.
“Nossos produtores estão respondendo ao ambiente de preços e assim continuarão”, disse ele. “Estamos focados em garantir que o continente europeu seja bem abastecido do ponto de vista energético.”
Embora os preços do petróleo tenham subido bem acima dos níveis pré-Covid e os lucros estejam aumentando, a produção de petróleo dos EUA ainda não se recuperou totalmente.
Sommers não disse se os membros da API cortariam os laços com a Rússia após a invasão da Ucrânia, embora tenha criticado fortemente Moscou.
“Claro que condenamos o que está acontecendo na Rússia e apoiamos totalmente a Ucrânia durante este período terrível para aquele país”, disse ele.
“Estamos entrando em um dos tempos de política externa mais assustadores desde o fim da Segunda Guerra Mundial.”