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    Latam estuda possível compra de até 30 aviões da Embraer, diz Costa Filho

    Ministro de Portos e Aeroportos e presidente Lula se reuniram com presidente-executivo da aérea no Chile

    da Reuters

    A Latam Airlines pode comprar até 30 aeronaves da Embraer como parte de sua estratégia para expandir as operações no Brasil, afirmou o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nesta terça-feira (13).

    Costa Filho disse a repórteres que ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniram recentemente no Chile, onde fica a sede da empresa, com o presidente-executivo da Latam, Roberto Alvo, para discutir os planos de crescimento da companhia aérea.

    “Eles esperam crescer mais de 10% nesses próximos três anos, e eles estão avaliando a compra em torno de 30 aviões, que poderiam ser Embraer”, afirmou o ministro.

    “A Latam de fato abriu diálogo com a Embraer. A gente tem trabalhado para que a Latam possa avaliar a compra de aviões da Embraer. Mas a gente não pode impor. Seria incompreensível o governo brasileiro dizer: ‘Olha, vou impor que eu quero que compre tal’. Até pelo livre mercado seria um sinal muito ruim do Brasil”, acrescentou.

    A Latam Brasil, companhia aérea número um do país em termos de participação de mercado, tem enfrentando prazos de entrega mais longos para aeronaves de corredor único por parte dos fabricantes.

    O governo brasileiro há muito tempo vem pedindo às companhias aéreas locais que comprem aeronaves da Embraer para impulsionar a aviação regional e fortalecer a fabricante, e sinalizou que isso poderia ser um requisito para apoiá-las financeiramente.

    O diretor-presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier, disse na semana passada que a empresa estava avaliando a possibilidade de adicionar aeronaves menores à sua frota, como o E2 da Embraer ou o A220 da Airbus, que competem no segmento regional com aeronaves de até 150 assentos.

    Cadier não especificou quantos aviões a companhia aérea poderia acrescentar à frota. Atualmente, a Latam voa com aeronaves de corredor único da Airbus e aeronaves de fuselagem larga da Boeing.

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