Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Justiça dos EUA pode abrir processo antitruste contra Live Nation por causa de Taylor Swift; entenda

    Processo bem sucedido pode remodelar mercado

    Ticketmaster foi alvo de críticas de fãs, políticos e artistas nos últimos anos
    Ticketmaster foi alvo de críticas de fãs, políticos e artistas nos últimos anos Marcelo Endelli/TAS23/Getty Images for TAS Rights Management

    Evan Perezda CNN

    O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e vários estados devem entrar com uma ação judicial contra a Live Nation Inc, citando supostas violações antitruste, pelo menos em parte, devido ao domínio de mercado da Ticketmaster, disse uma pessoa informada sobre a ação legal planejada.

    Um caso antitruste bem-sucedido poderia potencialmente levar a mudanças radicais no mercado de eventos ao vivo – uma indústria que ficou sob intenso escrutínio em 2022, depois que falhas na Ticketmaster impediram milhões de pessoas de comprar ingressos para a “The Eras Tour” de Taylor Swift.

    Para muitos críticos da Live Nation, o desastre nas vendas revelou como a falta de concorrência levou a danos que vão desde mau atendimento ao cliente, preços confusos, taxas elevadas e restrições na revenda de ingressos.

    O fiasco levou os legisladores norte-americanos a interrogar um alto executivo da controladora da Ticketmaster, a Live Nation Entertainment , em janeiro do ano passado, sobre as práticas da empresa.

    Durante a audiência de três horas, os senadores pressionaram o presidente e CFO da Live Nation, Joe Berchtold, e algumas outras testemunhas sobre o tamanho da empresa no mercado, prejudicando assim rivais, músicos e fãs.

    “Quero parabenizar e agradecer por uma conquista absolutamente impressionante”, disse o senador democrata Richard Blumenthal a Berchtold. “Você reuniu republicanos e democratas em uma causa absolutamente unificada.”

    Os fãs de música e os legisladores também não são os únicos a criticar a Live Nation ao longo dos anos – muitos músicos e outras figuras da cultura pop também o fizeram.

    A estrela country Zach Bryan lançou um álbum surpresa no final de 2022 intitulado “All My Homies Hate Ticketmaster (Live at Red Rocks)”.

    Em publicação anunciando o álbum na véspera de Natal, Bryan escreveu que “parece que há um grande problema com preços justos de ingressos para shows ao vivo ultimamente”.

    Até mesmo “Os Simpsons” se juntaram ao bando, em um episódio no qual o capitalista voraz Sr. Burns zomba de seu empregado, Sr. Smithers: “Você riu quando comprei a Ticketmaster. ‘Ninguém vai pagar cem por cento de taxa de serviço.’”

    Com informações de Brian Fung, Samantha Kelly, Hannah Rabinowitz e Dan Heching, da CNN Internacional

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original