Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Hackathon do agronegócio vai usar inteligência artificial para trazer soluções a pequenos produtores

    Competição acontece na 36ª edição Show Rural Coopavel, que abre a agenda de eventos do agronegócio este ano

    Isabela Oliveiraespecial para a CNN , Cascavel

    Uma maratona de 36 horas começa nesta quinta-feira (8) e vai premiar o projeto que usar inteligência artificial para bolar a melhor solução a pequenos produtores.

    A competição acontece na 36ª edição Show Rural Coopavel, que abre a agenda de eventos do agronegócio este ano.

    O evento, organizado em parceria com o Iguassu Valley\Sebrae, apresenta 21 desafios distintos, todos selecionados para abordar problemas comuns enfrentados por agropecuaristas e empresas do setor.

    Adriano Spanhol, um dos organizadores do evento, destaca a importância de resolver questões que representam gargalos significativos na indústria. Ele enfatiza que o hackathon não é apenas uma competição, mas uma oportunidade para formar startups capazes de comercializar soluções inovadoras.

    “Os desafios propostos possuem potencial de internacionalizar as soluções. Nos eventos anteriores, todas as equipes obtiveram investimentos para as resoluções de negócios apresentadas”, explica.

    Os desafios abrangem uma ampla gama de atividades no agronegócio, desde a produção de aves, suínos e frangos até a piscicultura. Além disso, há um foco específico em encontrar soluções que conectem indústrias a negócios regionais menos conhecidos, com o objetivo de aumentar a lucratividade em meio à queda dos preços das commodities agrícolas.

    Uma exigência é melhorar a rentabilidade dos pequenos produtores de culturas menos conhecidas, como frutas exóticas e hortaliças, enquanto outro desafio visa acelerar a preparação para a judicialização de renegociações de contratos de financiamento rural em caso de quebra de safra.

    Além das questões operacionais, desafios regulatórios também estão em foco, incluindo o desenvolvimento de ferramentas para prever a iminente regulação do mercado de crédito de carbono nacional e o apoio aos pequenos produtores para atender às políticas europeias, como a Farm-To-Fork (filosofia que prevê sustentabilidade na cadeira que vai do campo à mesa do consumidor).

    As equipes participantes têm um prazo rigoroso de 36 horas para desenvolver suas soluções, que serão avaliadas por uma banca de especialistas.

    A equipe vencedora será anunciada ao final do evento, na sexta-feira (09), às 17h, e receberá como prêmio uma viagem para o Chile, onde terá a oportunidade de se conectar com um dos mais renomados sistemas de inovação das Américas, reunindo startups e empresas líderes em suas áreas de atuação.

    Tópicos