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    Entenda a história da Voepass, ex-Passaredo e companhia aérea mais antiga em operação

    Companhia área, fundada em 1995, mudou de nome após a aquisição da empresa MAP Linhas Aéreas, no ano de 2019

    Gisele Farias*da CNN

    Na última sexta-feira (9), um avião da companhia aérea VoePass, do voo 2283, caiu na cidade de Vinhedo, em São Paulo, e deixou 62 mortos.

    A VoePass, antiga Passaredo, é considerada, atualmente, a quarta maior companhia aérea do país, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e a mais antiga em operação.

    Associada a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), desde setembro de 2018, junto com outras companhias aéreas como Gol, Latam e Azul, a VoePass atua há 29 anos no país. Ela é a empresa que mais cresceu no Brasil no último ano, considerando voos domésticos, conforme dados da Anac.

    Em 2019, a Passaredo passou a se chamar VoePass após realizar a aquisição de 100% das ações da empresa MAP Linhas Aéreas, com sede em Manaus.

    Negócio de família

    A companhia aérea Passaredo, atual VoePass, foi fundada por José Luíz Felício no ano de 1995. Ele presidiu a empresa até 2002, quando passou o controle e a gestão para o seu filho, José Luiz Felício Filho, cofundador e atual presidente da empresa.

    Segundo a Abear, o fundador da aérea, Felício pai, era natural de Mococa (SP), neto de libaneses e iniciou sua jornada na área de transporte aos 13 anos de idade, quando apoiava o seu pai na implantação de linhas de ônibus ligando o interior e a capital São Paulo. Ele começou a carreira de empresário em 1978 com a fundação da viação Passaredo no Vale do Paraíba (SP). Ele faleceu em outubro de 2023.

    Atualmente, a companhia aérea também tem em sua gestão, junto com José Luiz Felício Filho, o CEO Eduardo Busch.

    Recuperação judicial

    A companhia aérea passou por um processo de recuperação judicial de 2012 a 2017. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a empresa cumpriu o cronograma de pagamentos aos credores durante os anos posteriores à aprovação do plano de reestruturação.

    Conforme o cronograma aprovado, o plano previu o pagamento dos créditos estritamente salariais, vencidos nos três meses que antecederam o pedido de recuperação e limitados a cinco salários mínimos, em até trinta dias da aprovação do plano.

    Quanto aos demais créditos trabalhistas, conforme decisão do TJ-SP, e aqueles decorrentes de acidente de trabalho, o pagamento deveria ser feito em até doze parcelas.

    Na ocasião, a Justiça afirmou que não houve negligência no cumprimento do plano.

    Anúncios de novas bases e expansões

    Segundo atualizações no blog da empresa aérea VoePass, em julho deste ano, ela havia anunciado a abertura de novas bases em Chapecó e no Rio de Janeiro, além da expansão de sua atuação na Bahia, Minas Gerais e Distrito com a reativação das bases em Uberlândia, Brasília, Barreiras, Vitória da Conquista e novas rotas na cidade de Salvador.

    De acordo também com informações do site, a aérea possui uma frota de 15 aeronaves nos modelos ATR 42 e ATR 72, atende 37 destinos em todas as regiões do país e, no ano de 2023, transportaram mais de 500 mil passageiros.

    Além disso, a companhia, que possui mais de mil colaboradores, informa no blog que opera sob a Certificação IOSA e o certificado de excelência operacional internacional emitido pela IATA.

    *Sob supervisão de Ligia Tuon

    Voepass é aérea que mais cresceu no Brasil no último ano

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