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    Dois dos maiores supermercados dos EUA anunciam acordo de fusão a US$ 25 bilhões

    Acordo combinaria duas das maiores redes de supermercados do país em um gigante do setor varejista norte-americano, capaz de competir com Walmart e Amazon

    Nathaniel MeyersohnJordan Valinskydo CNN Business em Nova York

    A Kroger anunciou nesta sexta-feira (14) que planeja comprar a rede Albertsons, propondo um acordo de quase US$ 25 bilhões que pode mudar o setor de varejo dos EUA e afetar a forma como milhões de clientes compram seus mantimentos.

    O acordo, que deve ser concluído em 2024, combinaria duas das maiores redes de supermercados do país e criaria uma gigante do setor que pode ameaçar leis antitruste.

    As duas empresas têm um total de 710.000 trabalhadores – a maioria deles sindicalizados em um setor com baixas taxas de sindicalização – quase 5.000 lojas e mais de US$ 200 bilhões em vendas.

    As empresas dizem que atingem 85 milhões de lares.

    O setor de varejo se consolidou nos últimos anos e a fusão daria às empresas maior escala para combater a concorrência da Amazon, Walmart e outros gigantes do varejo.

    Os supermercados tradicionais foram pressionados por essas empresas e outras – redes de descontos como Dollar General e Aldi, clubes de armazém como Costco e mercearias online.

    A fusão “acelera nossa posição como uma alternativa mais atraente para concorrentes maiores e não sindicalizados”, disse o CEO da Kroger, Rodney McMullen, em comunicado nesta sexta.

    Se o acordo for concluído, será uma das maiores fusões da história do varejo dos EUA – superando a aquisição da Whole Foods pela Amazon em 2017 por US$ 13,7 bilhões.

    A empresa se tornaria a terceira maior rede de varejo da América em vendas. Sua participação de mercado combinada no setor de supermercados de US$ 1,4 trilhão seria de 13,5%, de acordo com o Morgan Stanley, tornando-se o segundo maior supermercado atrás da participação de 15,5% do Walmart.

    A medida também ocorre quando as empresas lutam contra custos mais altos e a inflação de alimentos atinge seu nível mais alto em décadas. Os preços nos supermercados continuaram a subir no mês passado.

    O índice alimentação em casa, proxy dos preços de supermercado, aumentou 0,7% em setembro em relação ao mês anterior e 13% em relação ao ano passado.

    Kroger disse que o acordo beneficiaria os consumidores e usará meio bilhão de dólares em economia de custos com a fusão para investir em preços mais baixos. A Albertsons é conhecida por ter preços mais altos que a Kroger e analistas dizem que a Kroger pode tentar baixar os preços da rede.

    A Kroger comprará a Albertsons por US$ 34,10 por ação – um prêmio de cerca de 30% acima do preço médio das ações da rede de supermercados ao longo do mês passado.

    As ações da Kroger caíram 5% no início do pregão de sexta-feira, enquanto as da Albertsons caíram 7%.

    As duas empresas operam dezenas de cadeias de supermercados. Kroger opera Ralphs, Harris Teeter, Dillons, Fred Meyer e outros, enquanto Albertsons possui Safeway e Vons.

    As empresas disseram que vão desmembrar quase 400 lojas para formar um novo rival em um esforço para obter autorização antitruste. Analistas esperam alguns fechamentos de lojas se o acordo for aprovado e também dizem que será um obstáculo significativo para passar pelo escrutínio antitruste.

    “Um acordo desse tamanho que tenha um impacto direto nos consumidores enfrentaria um escrutínio significativo dos reguladores e levaria um longo período de tempo para ser aprovado”, disse Joseph Feldman, analista do Telsey Advisory Group.

    Observadores de consumidores, sindicatos e democratas já se manifestaram fortemente contra o acordo. Eles dizem que isso prejudicaria os consumidores ao aumentar os preços e expulsar a concorrência. Também poderia estimular uma nova onda de consolidação no setor entre empresas menores que tentam competir.

    O senador Bernie Sanders chamou de “desastre absoluto” e pediu ao governo Biden que rejeitasse o acordo. O American Economic Liberties Project, uma organização antimonopólio, disse que a “fusão seria desastrosa para a concorrência de mercado, pequenas empresas e, especialmente, os bolsos dos consumidores”.

    A presidente da FTC, Lina Khan, critica a consolidação corporativa, e o regulador bloqueou grandes fusões de varejo no passado, incluindo as tentativas da Staples de se unir à Office Depot.

    A FTC está atualmente investigando práticas anticompetitivas no setor de alimentos e solicitou informações no ano passado de Kroger e outros sobre as causas das prateleiras vazias e do aumento dos preços nos Estados Unidos.

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