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    Carrefour Brasil tem alta no lucro ajustado do 2º tri e espera abrir mais lojas em 2024

    O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado subiu 20,2% ano a ano, para 1,609 bilhão de reais

    Reuters

    O Carrefour Brasil registrou lucro líquido ajustado de 151 milhões de reais no segundo trimestre, acima dos 29 milhões de reais apurados no mesmo período do ano passado, com impulso de crescimento de vendas, ao mesmo tempo que elevou sua projeção de abertura de lojas para o ano.

    O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado subiu 20,2% ano a ano, para 1,609 bilhão de reais, enquanto a receita operacional líquida avançou 7,8% na mesma comparação, a 29,619 bilhões de reais.

    Sem ajustes, o lucro líquido a controladores somou 330 milhões de reais, contra prejuízo de 249 milhões no mesmo período do ano anterior, enquanto o Ebitda subiu 52,4%, a 1,810 bilhão de reais, conforme balanço da varejista de alimentos.

    Analistas, em média, esperavam lucro líquido de 197,41 milhões de reais, Ebitda de 1,556 bilhão de reais e receita de 28,297 bilhões de reais, segundo dados da LSEG.

    Em paralelo, o grupo anunciou que elevou sua projeção de abertura de lojas para 2024, prevendo abrir 20 lojas do Atacadão, versus entre 10 e 12 anteriormente. A previsão para abertura de lojas Sam’s Club permaneceu em 7 a 9.

    “Acho que é um trimestre bem positivo”, afirmou o presidente-executivo da companhia, Stéphane Maquaire, a jornalistas nesta segunda-feira. “Voltamos a crescer em vendas totais e mesmas lojas, em todos os nossos negócios, acertamos nosso parque de lojas, ‘limpamos a casa’.”

    “(Mas) ainda há passos para melhorar esse lucro líquido nos próximos trimestres”, acrescentou.

    A companhia, braço brasileiro da varejista francesa Carrefour, disse que as vendas líquidas cresceram 8,1%, para 28,047 bilhões de reais em base anual.

    Já as vendas consolidadas no conceito mesmas lojas, excluindo combustível e sem efeito calendário, subiram 6% na mesma comparação, ante um recuo ano a ano de 3,3% no segundo trimestre do ano passado.

    O Atacadão, um dos principais negócios do Carrefour Brasil e que responde por mais de 70% das vendas do grupo, teve alta de 13,7% nas vendas no período em relação ao ano imediatamente anterior, para 20,515 bilhões de reais, com margem Ebitda ajustada 0,4 ponto percentual mais alta, de 6,1%.

    Quanto à rentabilidade, a margem bruta do Carrefour Brasil ficou em 18,7% no trimestre encerrado em junho, de 19,7% um ano antes, enquanto a margem Ebitda ajustada subiu de 5,2% para 5,7%, com efeito positivo de alavancagem operacional por crescimento de vendas, materialização de sinergias de custos e maturação de lojas convertidas.

    As sinergias do grupo somaram 583 milhões de reais no trimestre, equivalente a 2,3 bilhões de reais em termos anualizados, acima do “guidance” de 2 bilhões por ano em sinergias — estimadas no âmbito da aquisição do Grupo BIG — até o final de 2025. Com isso, a empresa ajustou sua meta de sinergias para 3 bilhões até o fim do próximo ano.

    “A maior parte das sinergias capturadas até o momento vieram de reduções de custos, que superaram as expectativas iniciais em aproximadamente 1,3 bilhão de reais por ano”, acrescentou a companhia em relatório de resultados.

    Nos meses de abril a junho deste ano, o grupo teve 19 aberturas, incluindo lojas da rede Atacadão, Sam’s Club, lojas de conveniência e postos de combustível, e 166 fechamentos, encerrando o período com 1.041 lojas em operação.

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