BNDES e banco dos EUA firmam parceria para ampliar investimentos no Brasil
Acordo foca impulsionar crescimento econômico sustentável e aumentar o apoio à iniciativa privada
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o U.S. International Development Finance Corporation (DFC), banco de desenvolvimento dos Estados Unidos, assinaram um acordo de cooperação para ampliar investimentos no Brasil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), em Washington.
Para a vice-presidente e conselheira geral do DFC, Sarah Fandell, o acordo foi firmado com a intenção de gerar boas parcerias com outras instituições financeiras de desenvolvimento para impulsionar o crescimento econômico sustentável e aumentar o apoio à iniciativa privada.
Os setores de saúde, inovação, infraestrutura crítica e conectividade, mineração, biocombustíveis, descarbonização e hidrogênio verde, agricultura regenerativa, baterias e semicondutores de eletromobilidade serão os beneficiados.
Fandell pontuou em nota divulgada pelo BNDES e pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil que, desde a abertura do primeiro escritório latino-americano em São Paulo, no início deste ano, a DFC trabalha em estreita colaboração com o par brasileiro para mobilizar investimentos.
O investimento estrangeiro direto está aumentando em resposta à demanda brasileira em diversos setores.
“Ao unir nossas expertises e recursos, podemos contribuir de maneira eficaz para enfrentar desafios em setores cruciais e promover o progresso econômico”, destacou o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa.
Nos seus projetos, o banco de desenvolvimento dos EUA, procura promover parcerias com o setor privado com a intenção de “financiar soluções para os desafios mais críticos enfrentados pelo mundo em desenvolvimento atualmente”.
Além disso, também em nota, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que o novo Acordo de Cooperação prevê aproveitar a crescente colaboração do BNDES e do DFC em projetos recentes que visam apoio à eletromobilidade e esforços de reflorestamento na Amazônia brasileira.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!