Airbnb lança “tecnologia anti-festas” nos EUA para impulsionar proibição global
Sistema analisa avaliações anteriores, quanto tempo um usuário está na plataforma, a duração da estadia e se o aluguel está ocorrendo em um fim de semana
Semanas depois que o Airbnb disse que proibiria permanentemente festas em propriedades alugadas por meio de sua plataforma, a empresa está implantando a chamada “tecnologia anti-festas” nos Estados Unidos e no Canadá para ajudar a aplicar a medida.
O novo sistema analisa uma variedade de fatores, de acordo com um anúncio da empresa na terça-feira (16), incluindo avaliações anteriores, quanto tempo um usuário está na plataforma, a duração da estadia e se o aluguel está ocorrendo em um fim de semana ou em um dia de semana.
O objetivo, disse o Airbnb, é “ajudar a identificar reservas potencialmente de alto risco” e impedir que esses usuários concluam uma reserva.
Aqueles que não puderem reservar casas como resultado da tecnologia anti-festa terão a opção de reservar um quarto de hotel ou um quarto privado (em vez de uma propriedade inteira onde é menos provável que um anfitrião esteja presente) através da plataforma, disse o Airbnb.
O Airbnb tornou permanente a proibição de todas as festas e eventos em junho, cerca de dois anos depois de anunciar uma proibição temporária.
Inicialmente, a empresa disse que a proibição era para mitigar a propagação da Covid-19 por meio de esforços de distanciamento social, bem como uma resposta ao fechamento de bares e clubes pandêmicos, levando muitos usuários do Airbnb a festejar em casas alugadas.
Mas, eventualmente, o movimento “se transformou em uma política comunitária fundamental”, disse a empresa.
Ao longo dos anos, o Airbnb teve que enfrentar manchetes sobre incidentes violentos ocorridos durante festas em imóveis alugados. Em abril, por exemplo, dois adolescentes foram mortos e várias pessoas ficaram feridas em uma festa organizada em uma propriedade alugada pelo Airbnb em Pittsburgh.
O Airbnb disse que houve um declínio de 44% ano a ano na taxa de denúnicas de festas em junho, que atribuiu à mudança de política.
O Airbnb vem testando tecnologia semelhante para resolver o problema na Austrália desde 2021, com um declínio de 35% nas partes não autorizadas após o lançamento, segundo a empresa.
O Airbnb disse que o piloto na Austrália foi tão eficaz que agora está se tornando permanente no país e que a empresa “espera por um sucesso semelhante” na América do Norte.
Depois de anunciar uma proibição temporária de festas em 2020, o Airbnb implementou um sistema semelhante focado em usuários com menos de 25 anos que estavam reservando aluguéis localmente e não tiveram avaliações positivas.
A empresa descreveu sua nova tecnologia antipartidária como “mais robusta e sofisticada”.
“Antecipamos que este novo sistema ajudará a evitar mais maus atores em nossa plataforma”, disse a empresa, “ao mesmo tempo em que terá menos impacto nos convidados que não estão tentando dar uma festa”.