Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Não tem explicação para que juros estejam no patamar atual, diz Lula

    Presidente participou, nesta segunda-feira (6), da cerimônia de posse do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante

    Lucas Schroederda CNN

    em São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (6), que “não tem explicação para que a taxa de juros esteja no patamar atual”, que é de 13,75%. Ele participou da cerimônia de posse do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, no Rio de Janeiro.

    “O problema não é o Banco Central independente ou ligado ao governo. O problema é que o Brasil tem uma cultura de juros altos”, disse Lula. “É uma vergonha esse aumento de juros e a explicação que o Copom (Comitê de Política Monetária) dá para a sociedade”, completou.

    O petista reiterou que o BNDES “não pode pegar dinheiro e devolver para o governo”. De acordo com Lula, o banco foi “vítima de difamação” durante as últimas eleições presidenciais.

    “O BNDES nunca deu dinheiro para país amigo do governo. O banco financiou serviços de engenharia de empresas brasileiras em países da América Latina e Caribe entre 1998 e 2017”, argumentou Lula.

    “Os países que não pagaram o BNDES, sejam eles Cuba ou Venezuela, certamente pagarão as dívidas que têm com o BNDES no nosso governo”, garantiu o presidente.

    Lula acrescentou ainda que o banco “precisa urgentemente voltar a ser o agente indutor do desenvolvimento e crescimento econômico” do Brasil.