Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Não há clareza de plano de governo e de onde corte de gastos virá, diz Zeina Latif

    Em entrevista à CNN, a consultora econômica avaliou que ainda não existe clareza quanto ao plano de Lula, cujas recentes falas causaram turbulências no mercado financeiro

    Tamara NassifEster Cassaviada CNN

    em São Paulo

    Em entrevista à CNN nesta sexta-feira (18), a consultora econômica Zeina Latif avaliou que ainda não existe clareza quanto ao plano de governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cujas recentes falas causaram turbulências no mercado financeiro.

    “O ponto de partida do governo traz preocupações pela forma com que tem se dado, não só pelos números em si. Por um bom tempo, o mercado deu o benefício da dúvida a Lula, já ciente de que 2023 será um ano de déficit público e que alguma coisa teria que ser feita para garantir as políticas sociais”, disse ela ao CNN Novo Dia.

    “O problema é que a corda esticou muito, e uma coisa que preocupa é que não se fala em ajustes de despesas de verdade. Parecem palavras ao vento. Não adianta falar ‘vamos ter responsabilidade fiscal porque tivemos no passado’. Isso é muito pouco. A gente vai precisar enxergar um time técnico coeso com plano estruturado para os próximos anos.”

    Latif ainda disse que o corte de despesas esbarra em um Orçamento engessado, “em que a contenção de gastos obrigatórios muitas vezes depende de mudanças constitucionais”.

    “Qual é o programa para contenção de despesas? No passado, fazia-se controle de boca de caixa, mas não tivemos reformas fiscais que contivessem o crescimento do gasto público. Agora elas serão necessárias, e não vemos uma discussão sobre isso”, declarou ela.

    A economista também avaliou que a falta de clareza do plano de governo ajuda a instalar um clima de volatilidade, à medida que “balões de ensaio” testam as águas e ora recuam, ora avançam, conforme a reação dos mercados.

    Confira a entrevista na íntegra no vídeo acima.