Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mudança no rodízio passa a valer em SP; veja o que fazer se for multado

    É possível recorrer e as defesas da autuação podem ser feitas online, sem sair de casa

    Novas regras de rodízio começaram a valer nesta segunda
    Novas regras de rodízio começaram a valer nesta segunda Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO

    Tamires Vitorio, do CNN Brasil Business, em São Paulo

    Os novos horários do rodízio de veículos na cidade de São Paulo começaram a valer nessa segunda-feira (10). Dependendo do dia e do final da placa, determinados carros ficam proibidos de circular entre às 21h e 5h do dia seguinte.

    Taxistas podem circular nos horários de rodízio, diferentemente dos motoristas de aplicativos que são considerados carros particulares pela Companhia de Engenharia e Transporte (CET).

    Ficam mantidos o funcionamento da Zona Azul e o horário das demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

    Levei multa, e agora?

    Quem circular em horários não permitidos será multado em R$ 130,16, uma infração de trânsito de nível médio que pode adicionar quatro pontos à carteira do motorista. 

    É possível recorrer e as defesas da autuação podem ser feitas online, sem sair de casa, pelo DSV Digital, e a interposição de recursos pode ser feita pelos Correios. Ambas as possibilidades já eram oferecidas antes do período de pandemia de Covid-19.

    Segundo a Secretaria Municipal de Transporte (SMR), “todo munícipe têm o direito de apresentar defesa prévia contra a autuação junto à Comissão de Defesa da Autuação”, por meio de requerimento assinado e acompanhado dos seguintes documentos:

    • cópia de documento de identidade;
    • cópia do CRLV (documento do veículo);
    • outros documentos que comprovem as alegações da defesa;
    • cópia simples do Auto de Infração, ou da Notificação de Autuação.

    As multas são processadas e divulgadas após o período de recursos, de até 90 dias.