Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Morre Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura

    Engenheiro agrônomo é considerado um dos expoentes da área no Brasil

    Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura
    Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura José Cruz/Agência Brasil

    Da CNN

    em São Paulo

    O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli morreu nesta quinta-feira (29). O Ministério da Agricultura divulgou nota de pesar. O velório acontece nesta quinta-feira, a partir das 15h, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (MG).

    “A contribuição de Paolinelli para a agropecuária e para o Brasil eternizam sua existência e fazem renascer a cada dia seu espírito inovador”, lamentou o ministro Carlos Fávaro.

    Engenheiro agrônomo, Paolinelli chefiou a pasta de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979, durante todo o mandato do presidente Ernesto Geisel.

    Nascido em Bambuí (MG) em 1936, ele foi professor e diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal). Na década de 1970, foi secretário de Agricultura de Minas Gerais antes de chefiar o ministério.

    Paolinelli também foi presidente do Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge) e da Sociedade Mineira de Agricultura (SMA). Como deputado federal, foi participante Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988).

    Também foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021.

    Chefiou ainda a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), foi secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), cargo que ocupou até este ano.

    Em nota, a Abramilho lamentou o falecimento do ex-ministro, destacando que ele foi uma figura ímpar no campo da agricultura brasileira, deixando um legado significativo para o setor.

    “Sua trajetória exemplar como engenheiro agrônomo, pesquisador e líder inspirou gerações de profissionais e contribuiu de forma inestimável para o desenvolvimento agrícola do país. Como Ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, Alysson Paolinelli desempenhou um papel fundamental na implementação de políticas que impulsionaram o crescimento e a modernização da agricultura brasileira. Sua visão estratégica e compromisso com a pesquisa, ciência e tecnologia foram fundamentais para transformar o Brasil em uma potência agrícola”, diz a associação.

    O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, manifestou pesar em publicação no Twitter:

    O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, também destacou o legado de Paolinelli em publicações no Twitter.

    “Seu trabalho fez nascer no país uma das maiores potências agropecuárias do mundo. Mais que isso, seu legado alimenta as famílias e a ciência. Minha solidariedade à família e amigos”, disse o ministro.

    (Publicado por Lucas Rocha, com informações de Vinícius Bernardes e Gabriele Koga)