Minério de ferro sobe com recuo nos estoques portuários da China
Diminuição das preocupações com setor bancário eleva preços de referência do aço em Xangai
Os contratos futuros de minério de ferro estenderam sua trajetória de recuperação nesta terça-feira (28), com a diminuição das preocupações com o setor bancário elevando os preços de referência do aço em Xangai, embora o temor persistente com as perspectivas de demanda na China, maior produtora mundial de aço, tenha limitado os ganhos.
A queda no estoque portuário chinês de minério de ferro também deu suporte para os preços do ingrediente siderúrgico, que atingiram níveis de sobrevenda na semana passada em meio a preocupações relacionadas principalmente a uma queda na demanda de aço para construção.
O minério de ferro mais negociado para maio na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com alta de 1,8%, a 882 iuanes (US$ 128,11) a tonelada. O contrato subiu 1,3% na sessão anterior, quebrando uma queda de sete sessões.
Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência em abril subiu 1,8%, para US$ 122,65 a tonelada.
O credor regional dos EUA, First Citizens BancShares, adquiriu ativos do falido banco americano Silicon Valley Bank na segunda-feira, provocando um rally de alívio nos mercados financeiros.
Analistas, no entanto, disseram que as preocupações com uma crise de crédito global que poderia conter o crescimento econômico e a demanda por metais, juntamente com a estratégia de baixo estoque das siderúrgicas, restrições de produção e riscos regulatórios na China, provavelmente manterão os ganhos do minério de ferro sob controle.
Um mercado imobiliário fraco na China também deve manter o ânimo moderado, disseram eles.
Enquanto isso, qualquer queda nos preços do minério de ferro também pode ser limitada, especialmente com o estoque portuário na China em seu nível mais baixo desde o início de fevereiro, com base em dados da consultoria SteelHome.
“O mercado continua sensível a movimentos de curto prazo no estoque portuário”, disseram analistas do National Australia Bank em nota.