Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Micro e pequenas empresas criaram 70% dos postos de trabalho de agosto no país

    Pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (04), usou como base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia

    Carteira de Trabalho e Previdência Social
    Carteira de Trabalho e Previdência Social Mariangela Ctr

    Lucas Janoneda CNN Rio de Janeiro

    Um levantamento do Sebrae mostra que, em agosto, as micro e pequenas empresas brasileiras foram as responsáveis pela criação de aproximadamente 70% dos postos de trabalho no país.

    A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (04), usou como base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

    O estudo aponta que dos 372,2 mil postos de trabalho em agosto, os pequenos negócios foram responsáveis por 265,1 mil. O número mostra que as empresas de menor porte são responsáveis por sete a cada dez novas vagas no Brasil no mês.

    Segmento mais importante para a retomada econômica, o setor de serviços representou 46% de todos os postos de trabalho criados em agosto pelas micro e pequenas empresas. De acordo com o Sebrae, 119,3 mil trabalhadores foram contratados no mês analisado. O setor de comércio aparece em segundo lugar, com 69,8 mil novas vagas.

    O presidente do Sebrae, Carlos Melles, afirmou que é o oitavo mês consecutivo que as micro e pequenas empresas registram um saldo positivo na criação de novas vagas de trabalho. De acordo com ele, o número é expressivo, já que os pequenos negócios foram os “primeiros a sentir os efeitos da pandemia”, em março de 2020.

    “Os pequenos negócios são os primeiros a sentir os efeitos de uma grande crise, mas também são os primeiros a conseguir se recuperar, inclusive pela sua estrutura mais enxuta. É por isso que é tão importante a criação e manutenção de políticas públicas que incentivem esse segmento”, disse Melles.