Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mercedes supera direção autônoma da Tesla em rodovias

    Sistema Drive Pilot permite que motorista se desvincule totalmente do ato de dirigir

    Peter Valdes-Dapenado CNN Business

    A Mercedes-Benz dará um passo para oferecer um carro autônomo nos Estados Unidos, ou pelo menos em alguns estados, quando começar a vender carros com seu novo sistema Drive Pilot ainda este ano.

    O sistema Drive Pilot da Mercedes foi projetado para funcionar em rodovias com tráfego intenso a velocidades inferiores a cerca de 64,4 quilômetros por hora.

    Ao contrário dos recursos de assistência em engarrafamentos já disponíveis nos Estados Unidos em vários modelos de luxo hoje, incluindo carros Mercedes-Benz, o sistema permite que o motorista se desvincule totalmente do ato de dirigir.

    Quando está em operação, a Mercedes considera seguro para o motorista não prestar atenção à estrada – embora o motorista ainda tenha que estar pronto para retomar o controle, se necessário, se a situação do tráfego mudar ou se o sistema encontrar uma situação incomum que não consegue lidar no modo autônomo.

    O sistema Mercedes é considerado Automação de Nível 3, conforme definido pela Society of Automotive Engineers (SAE). É mais automatizado do que um sistema de Nível 2, como o piloto automático da Tesla, o Super Cruise da General Motors e o BlueCruise da Ford, em que os freios e a direção do veículo operam por conta própria em determinadas situações, mas o motorista ainda precisa prestar atenção na estrada todas as vezes.

    Em um de nível 3, “você não está dirigindo quando esses recursos de direção automatizada estão ativados – mesmo se você estiver sentado ‘no banco do motorista'”, segundo o SAE.

    O motorista pode, por exemplo, verificar e-mails em seu telefone ou assistir a um vídeo. Mesmo o piloto automático da Tesla e as chamadas tecnologias “Full Self-Driving” exigem que o motorista preste atenção à estrada o tempo todo.

    “No mundo moderno, o tempo é uma das mercadorias mais preciosas, e devolver tempo aos nossos clientes é um elemento central em nossa estratégia para construir os carros mais desejados do mundo”, disse Markus Schäfer, diretor de tecnologia da Mercedes-Benz.

    O sistema está em conformidade com os regulamentos de trânsito de Nevada (estado dos EUA) para veículos autônomos, segundo a Mercedes, que espera obter a certificação na Califórnia em breve. Ele estará disponível nos modelos Mercedes EQS e classe S ano modelo 2024, que estarão à venda nos EUA ainda este ano.

    O Drive Pilot funcionará apenas em certas rodovias mapeadas em estados onde foi considerado legal, como Nevada e, possivelmente em breve, na Califórnia.

    Entre outras tecnologias, o sistema da Mercedes conta com o sistema lidar, que é semelhante ao radar, mas usa luz laser, em vez de ondas de rádio, para detectar objetos ao seu redor.

    O lidar pode fornecer muito mais detalhes sobre os arredores de um veículo do que radares ou câmeras sozinhos e muitos especialistas acham que é uma necessidade para veículos autônomos seguros. Elon Musk, o CEO da Tesla, no entanto, disse que as câmeras sozinhas são suficientes.

    O sistema Drive Pilot também usa uma câmera voltada para trás na janela traseira, um microfone para ouvir veículos de emergência e sensores de umidade da estrada dentro da roda.

    Além disso, ele conta com dados de mapeamento tridimensionais de alta definição que são atualizados regularmente, bem como um sistema de posicionamento de veículos ultra preciso que é muito mais preciso do que o GPS comum, de acordo com a Mercedes-Benz.

    Tópicos