Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ibovespa sobe 0,9% após perdas da véspera; dólar fica estável e fecha a R$ 5,43

    Na véspera, bolsa tombou 3% e o dólar fechou em alta de 0,89%

    Reuters

    Depois de tombar 3% na terça-feira, o Ibovespa encerrou o pregão desta quarta-feira (29) em alta de 0,89%, aos 111.106,83 pontos,

    Já o dólar, que subiu 0,9% na véspera, ficou praticamente estável e encerrou o dia com uma alta de 0,06%, cotado a R$ 5,43 na venda.

    As movimentações vêm depois de uma sessão difícil para os ativos arriscados globais na véspera, já que expectativas de redução do estímulo do Federal Reserve, temores sobre o crescimento global e a crise energética da China estão elevando a busca dos investidores por segurança.

    Entre os dados do dia que deram algum respiro às negociações nesta quarta-feira estavam a alta do sentimento econômico da zona do euro em setembro, após uma queda em agosto.

    No Brasil, o Ministério do Trabalho anunciou que o Brasil criou 372.265 vagas formais em agosto, maior resultado para o mês da série iniciada em 2010 e acima da previsão do mercado, de 272.500 novos postos.

    No entanto, incertezas políticas e fiscais ainda nublam o horizonte da economia doméstica.

    “Como não existe espaço no teto do gasto, a menos de reduções substanciais em outras despesas, (…) os investidores começam a se preocupar com a possibilidade de que o auxílio emergencial acabe sendo retirado do teto, tornando-o praticamente inefetivo”, escreveram analistas da Genial Investimentos em nota.

    Somando-se aos ruídos fiscais, a expectativa dos investidores é de que a incerteza política ganhe cada vez mais força à medida que o ano eleitoral de 2022 se aproxima.

    Lá fora, temores em relação à escalada recente nos preços globais de petróleo e gás, além dos riscos de um fracasso por um acordo parlamentar nos EUA para evitar uma paralisação do governo também estão pesando sobre o mercado.