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    Vendas do Dia Brasil caíram 10% antes do pedido de recuperação judicial

    Unidade brasileira teve o pior desempenho da varejista espanhola e filial argentina já vende o dobro que o Brasil

    Supermercado Dia
    Supermercado Dia Divulgação

    Fernando Nakagawada CNN

    As vendas do supermercado Dia no Brasil caíram 10,4% no primeiro trimestre de 2024 na comparação com um ano antes. Esse foi o pior resultado entre as três grandes filiais – Espanha, Argentina e Brasil – do grupo que tem sede em Madri.

    De janeiro a março, as vendas no Brasil foram menos da metade do observado na Argentina.

    Segundo o balanço apresentado aos investidores nesta quarta-feira, as vendas no Brasil somaram € 201,4 milhões – cerca de R$ 1,1 bilhão. O valor se refere ao conceito de vendas nas mesmas lojas. Ou seja, sem considerar unidades abertas ou fechadas no período.

    Em faturamento, o Brasil gera menos da metade do registrado pelo Dia Argentina, que somou € 420,8 milhões.

    A queda de mais de 10% nas vendas no Brasil contrasta com a alta de 6,3% no faturamento da sede na Espanha e foi pior até que as vendas na Argentina, onde as vendas caíram 7,3% no mesmo período.

    No relatório, a direção do Dia cita que no primeiro trimestre foram fechadas 19 unidades no Brasil – o que corresponde a uma redução de 3,1% no total de lojas. “Os persistentes resultados negativos no país levaram o Dia Brasil a iniciar um processo de restruturação que resultou no pedido de uma recuperação judicial”, cita a empresa.

    O pedido de recuperação judicial foi feito no fim do trimestre, em 21 de março. A Justiça acatou o pedido dois dias depois.