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    Ibovespa avança 1,07% com disparada do Magalu e à espera de ata do BC; dólar recua a R$ 5,39

    Semana também é marcada pela divulgação de dados da inflação no Brasil e nos EUA

    Da CNN*

    O Ibovespa encerrou em alta e o dólar voltou a recuar ante o real nesta segunda-feira (24), com os juros futuros em queda pela terceira sessão seguida enquanto investidores aguardam pela ata do Banco Central (BC), que deve trazer mais detalhes sobre a decisão unânime da semana passa de interromper o ciclo de queda dos juros em 10,5%.

    No noticiário corporativo, destaque para o avanço acima de 12% das ações do Magazine Luiza (MGLU3), com a repercussão positiva do mercado ao anúncio de parceria com a gigante chinesa Aliexpress.

    Os indicadores domésticos abriram a semana no positivo à espera de dados da inflação doméstico e noa EUA.

    No Brasil, a prévia da inflação de junho sairá na quarta-feira (26), enquanto na sexta (28), serão publicados números do PCE, o índice de inflação favorito do Federal Reserve (Fed) para balizar o passo dos juros.

    O Ibovespa encerrou no azul pela quinta sessão seguida, registrando avanço de 1,07%, aos 122.636 pontos, a despeito do fechamento sem direção definida em Wall Street.

    O clima deu nova força para a queda do dólar, que encerrou a sessão com perda de 0,94%, negociado a R$ 5,390.

    Esta foi a segunda desvalorização seguida ante o real após uma sequência de altas que deixou a divisa norte-americana no maior patamar em quase dois anos.

    Focus aproxima IPCA de 4%

    Mais cedo, economistas consultados pelo BC em sua pesquisa Focus elevaram novamente a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao fim deste ano, a 3,98%, ante 3,96% na semana anterior, e para 2025, a 3,85%, de 3,8%.

    A visão da autarquia sobre a desancoragem das expectativas será elaborada mais uma vez na terça-feira, quando o BC divulgar a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em que foi decidida a manutenção da taxa Selic em 10,5% ao ano.

    No Focus desta segunda-feira, os economistas ainda elevaram sua projeção para o valor do dólar ao fim deste ano, visto agora em R$ 5,15, ante R$ 5,13 na semana passada, em meio à fraqueza recente da moeda brasileira.

    Na semana passada, os temores do mercado aumentaram ainda mais com uma série de declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacando o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a condução da política monetária por parte da autarquia.

    O dólar atingiu na quinta-feira seu maior valor desde 22 de julho de 2022, a R$ 5,461 na venda, ainda durante o governo de Jair Bolsonaro.

    Nesta semana, após sessões marcadas por decisões de política monetária no Brasil e em mercados desenvolvidos, os investidores voltam suas atenções para a divulgação de novos dados de inflação, em busca de sinais sobre o processo de controle dos preços a nível global.

    O mercado doméstico analisará na quarta-feira novos dados do IPCA-15 para junho, com expectativa de analistas consultados pela Reuters de alta de 0,45% na base mensal, ante 0,44% no mês anterior.

    As divulgações de números de inflação no Brasil têm ganhado importância à medida que as expectativas do mercado sobre os preços seguem subindo para este e o próximo ano, gerando preocupação nas autoridades do Banco Central.

    Magalu dispara 12%

    As ações do Magazine Luiza (MGLU3) subiram 12,28% nesta segunda-feira (24) e lideram o Ibovespa após o anúncio de parceria com a gigante chinesa Aliexpress para a venda de produtos nos dois marketplaces.

    Segundo comunicado, o parceiro chinês passará a ofertar itens da linha Choice, serviço de compras premium do Magalu que oferece uma curadoria de produtos com o melhor custo-benefício e velocidade de entrega.

    Já o Magalu irá oferecer produtos de estoque próprio na plataforma brasileira do Aliexpress. O início das operações focará em produtos de bens duráveis. Em nota, a varejista afirmou que os itens seguirão as regras da remessa conforme.

    “No site e aplicativo, os produtos do AliExpress serão destacados em um ‘Mundo’ específico, assim como acontece com determinadas marcas e categorias. Além disso, poderão ser oferecidos pelos vendedores das mais de 1.250 lojas físicas do Magalu espalhadas por todo o Brasil”, informou a varejista brasileira.

    *Com Reuters

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