Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dow Jones ultrapassa 40 mil pontos pela primeira vez com otimismo sobre juros dos EUA

    Dados de inflação abaixo da expectativa alimentam apostas de dois cortes pelo Fed ainda este ano

    Recorde alimenta otimismo do público sobre saúde da economia norte-americana
    Recorde alimenta otimismo do público sobre saúde da economia norte-americana 05/12/2007 - REUTERS/Brendan McDermid

    Nicole Goodkindda CNN

    Nova York

    O Dow Jones ultrapassou o limite de 40.000 pontos pela primeira vez na manhã desta quinta-feira (16), impulsionado por um relatório de inflação encorajador sobre os juros dos Estados Unidos.

    O índice blue-chip subiu cerca de 114 pontos, ou 0,3%, e foi negociado em torno de 40.022 no meio da manhã.

    Os mercados norte-americanos se recuperaram para novas máximas recordes na quarta-feira (15), depois de o último Índice de Preços ao Consumidor (CPI) ter mostrado um arrefecimento pela primeira vez em meses, alimentando esperanças de que o Federal Reserve possa começar a cortar as taxas de juro já em setembro.

    Numa base mensal, o relatório de inflação mostrou que os preços subiram 0,3%, um ritmo mais lento do que nos dois meses anteriores, de acordo com a Secretária de Estatísticas do Trabalho (BLS).

    Os economistas esperavam um aumento mensal de 0,4%, de acordo com as estimativas de consenso da FactSet.

    Outro dado importante aumentou o entusiasmo: as vendas no atacado em abril foram significativamente mais fracas do que o esperado, indicando que os consumidores estão reduzindo os gastos que impulsionam a economia.

    Os gastos não atingiram o aumento de 0,4% que os economistas haviam projetado.

    “Este é o primeiro bom relatório do CPI em quatro meses e o mercado gosta dele”, disse Gary Pzegeo, chefe de renda fixa da CIBC Private Wealth US.

    “Considerando [juntamente com as vendas no varejo], isso apoia um corte nas taxas do Fed no outono [norte-americano]. Os mercados estão descontando um corte em setembro e passaram a precificar um segundo corte em dezembro.”

    Main Street vs. Wall Street

    O novo recorde do Dow, composto por 30 ações de primeira linha, marca uma mudança simbólica para os investidores que – apesar das elevadas taxas de juro e de inflação, dos conflitos geopolíticos e de anos de avisos de recessão – ainda se sentem bem em relação à economia dos EUA.

    Também destaca um contraste notável entre o sentimento em Wall Street e na Main Street.

    O sentimento do consumidor caiu para o nível mais baixo em seis meses, à medida que os aumentos de preços voltam a acelerar, de acordo com uma pesquisa de consumidores da Universidade de Michigan divulgada no início deste mês.

    A recente crise inflacionária gerou angústia nos norte-americanos em relação à economia, e as recentes pesquisas da CNN Internacional mostram que muitas pessoas acreditam que a economia dos EUA está indo na direção errada.

    Alguns até acreditam que os Estados Unidos estão atualmente em recessão, embora não haja provas disso.

    No geral, 26% dos norte-americanos afirmam atualmente que as condições econômicas se estabilizaram, de acordo com dados da CNN Internacional de fevereiro. Quase metade acreditam que a economia continua em recessão.

    Os primeiros três meses de 2024 trouxeram um impulso notável ao mercado.

    O S&P 500 bateu 22 novos recordes entre 1º de janeiro e abril. Mas, desde então, os mercados tornaram-se voláteis, à medida que os investidores começaram a temer que a inflação e as taxas de juro permanecessem elevadas por mais tempo.

    O relatório do CPI de quarta-feira mudou essa percepção.

    “Este foi um bom relatório no contexto de três relatórios [do CPI] mais quentes do que o esperado, e faz parecer que potencialmente esses foram obstáculos no caminho, em vez de um ambiente de inflação realmente estagnado”, disse à CNN Tyler Schipper, professor de economia no Universidade de St. Thomas, em Minnesota.

    Os 40 mil pontos

    Ultrapassar o nível dos 40.000 não tem muito valor prático para os investidores, mas chama a atenção do público e, alguns argumentam, poderia ajudar a impulsionar esse sentimento otimista para além de Wall Street.

    “O marco do Dow em 40.000 também mostra quão resiliente tem sido a economia dos EUA, numa altura em que havia uma infinidade de apelos a uma recessão”, disse Art Hogan, estrategista-chefe de mercado da B. Riley Financial, em nota à CNN.

    “A importância primordial de cruzar estes grandes números redondos é que isso traz as notícias de Wall Street para a Main Street, pelo menos por um dia. Também serve como uma afirmação de que os lucros das empresas estão crescendo e que a confiança dos investidores permanece robusta”, disse ele.

    Para muitos americanos, “o Dow” significa simplesmente o mercado de ações.

    O pequeno conjunto de ações do índice – que vai da Microsoft ao McDonald’s e à Chevron – representa algumas das maiores empresas do país e é amplamente detido tanto por investidores de retalho como institucionais.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original