BC da Suécia corta juro básico pela 3ª vez e prevê mais duas reduções este ano
Cortes adicionais são alternativa caso a fraqueza da economia sueca ameaçar empurrar a inflação para níveis abaixo da meta oficial
O Banco Central da Suécia cortou sua taxa básica de juros pela terceira vez este ano, após concluir reunião de política monetária nesta quarta-feira (25), e indicou que poderá reduzi-la ainda mais nos próximos meses se a fraqueza da economia ameaçar empurrar a inflação para níveis abaixo da meta oficial.
O Riksbank, como é conhecido o BC sueco, reduziu seu juro básico em 25 pontos-base, a 3,25%, em linha com a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal. Cortes da mesma magnitude foram anunciados em agosto e maio.
Em comunicado, o Riksbank disse que poderá cortar o juro básico nas duas reuniões restantes deste ano “se a perspectiva de inflação e atividade econômica seguir inalterada”.
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, na última sexta (20), informou que a inflação deve voltar para a meta de 2% na segunda metade de 2025, em discurso feito em painel de evento organizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington.
A dirigente, no entanto, reafirmou que as incertezas à frente “ainda são profundas”. “A economia está atualmente passando por mudanças transformacionais e precisamos analisar e entender seu impacto”, disse.