Especialistas consideram precipitado definir forte queda das ações de tecnologia como nova crise
As ações de tecnologia “Magnificent Seven” acabaram perdendo US$ 615,6 bilhões em valor na segunda-feira, de acordo com dados da S&P Global
É apenas terça-feira, mas já foi uma semana difícil para o mundo da tecnologia.
Uma liquidação de tecnologia na segunda-feira, estimulada por lucros decepcionantes, ajudou a arrastar para baixo mercados mais amplos. As ações de tecnologia “Magnificent Seven” acabaram perdendo US$ 615,6 bilhões em valor na segunda-feira, de acordo com dados da S&P Global.
Os investidores também ficaram abalados com perguntas sobre se as dezenas de bilhões de dólares que as empresas de tecnologia investiram em inteligência artificial levarão a aumentos reais de receita ou se a IA se mostrará um sumidouro de dinheiro que criará apenas ganhos modestos de eficiência.
Na tarde de segunda-feira, um juiz federal decidiu que o Google violou a lei antitruste dos EUA com seu negócio de busca. A decisão marcou uma repreensão impressionante ao negócio principal do Google, que pode derrubar seu domínio em buscas online e também pode ter efeitos cascata para outras gigantes da tecnologia que lutam suas próprias batalhas antitruste.
E então, é claro, houve preocupações econômicas mais amplas alimentadas por um número de desemprego pior do que o esperado e pela impaciência do Federal Reserve dos EUA em cortar as taxas; no passado, os temores de recessão levaram os principais clientes de tecnologia a reduzir os gastos.
A confluência de fatores deu a impressão de que a Big Tech — que impulsionou os mercados com sua onda de IA nos últimos 18 meses — pode agora estar em terreno instável.
Mas, por enquanto, observadores do setor dizem que este momento é apenas uma correção, e não uma espiral descendente.
Charlie Miner, analista da empresa de pesquisa Third Bridge, disse que comparar a atual desaceleração tecnológica a algo como o estouro da bolha das pontocom seria “um exagero”.
“Após uma semana de lucros em que ouvimos CEOs de classe mundial discutirem não apenas uma continuação, mas uma aceleração nos gastos com infraestrutura de IA, nossos especialistas acreditam que os investidores devem se inspirar neste ciclo de inovação em andamento”, disse Miner à CNN por e-mail.
As avaliações de tecnologia no início de julho “chegaram ao seu ponto mais caro em mais de 20 anos… você tem que digerir alguns desses ganhos antes de seguir em frente”, disse o analista de tecnologia da CFRA Research, Angelo Zino, à CNN.
Um retorno aos fundamentos?
Não é como se as gigantes da tecnologia estivessem correndo o risco de ficar sem dinheiro: somente no último trimestre, Apple, Google, Microsoft, Meta e Amazon arrecadaram mais de US$ 94 bilhões em lucros. E, apesar do declínio de ontem, que já parece ter começado a se reverter , as ações da Apple, Amazon, Microsoft, Meta, Google e Nvidia permanecem todas fortemente em alta no acumulado do ano.
As ações de tecnologia podem simplesmente estar voltando a negociar com base nos fundamentos de seus negócios principais, em vez de nas esperanças de um futuro de IA, agora que o potencial de monetização dessa tecnologia parece estar a pelo menos uma década de distância. Mas esses fundamentos são fortes.
“As duas tendências mais importantes para as Big Tech são a nuvem e os gastos com anúncios digitais, e ambas estão indo muito bem, essencialmente em linha com as expectativas ou acima das expectativas”, disse Zino.
Quando se trata de gastos com IA, “em que mais esses caras vão gastar dinheiro?”, disse Zino. “Só há duas maneiras de lidar com seu dinheiro agora: gastar agressivamente para crescimento futuro ou devolver mais dele aos acionistas. E eles estão realmente fazendo as duas coisas.”
De fato, o Google e a Meta anunciaram planos para começar a pagar dividendos trimestrais pela primeira vez no início deste ano.
A pergunta do Google
O maior ponto de interrogação que paira sobre a indústria de tecnologia é o que pode acontecer com o Google agora que ele foi considerado um monopólio. A empresa disse que vai apelar da decisão. Mas se for mantida, pode levar a soluções que vão de uma multa ao desmantelamento dos contratos exclusivos que fizeram do Google o mecanismo de busca padrão e, potencialmente, até mesmo uma divisão da empresa.
O domínio do Google na busca online alimentou seu enorme negócio de publicidade online. Qualquer coisa que ameace sua fatia de mercado também pode colocar esse negócio principal — que já enfrenta ameaças competitivas de ferramentas de IA emergentes — em risco.
Além disso, a decisão do juiz na segunda-feira pode influenciar como os tribunais avaliam outros casos antitruste em andamento contra a Apple, Amazon, Microsoft e Meta. Uma definição em mudança do que constitui comportamento anticompetitivo em tecnologia pode atingir o cerne dos negócios principais dessas empresas também — por exemplo, como a Apple disponibiliza seus serviços exclusivos aos usuários ou como a Amazon trabalha com vendedores de varejo terceirizados.
Isso também pode encorajar os legisladores que buscam reprimir ainda mais o poder das Big Tech.
“Esta é uma grande vitória para o povo americano e mostra a importância de aplicar nossas leis antitruste e por que estou defendendo regras de concorrência para grandes empresas de tecnologia”, disse a senadora Amy Klobuchar em uma declaração após a decisão.
Mas levará meses, se não anos, até que quaisquer consequências potenciais recaiam sobre o Google, à medida que os procedimentos sobre possíveis soluções e um recurso são conduzidos.
E a maioria dos analistas acredita que uma divisão do Google é improvável, e a força da empresa a ajudaria a resistir a outras possíveis soluções do governo.
“Os consumidores geralmente gostam do Google, se sentem confortáveis com ele e, mesmo se tiverem que escolher ao abrir um novo dispositivo, vão continuar com o que conhecem”, disse Miner. “Esta decisão inspirará confiança de curto prazo para DuckDuckGo, Yahoo e outros concorrentes do Google Search. Ainda assim, eles enfrentam uma batalha árdua para formar parcerias e construir suas marcas para diminuir a fatia de mercado de ~90% do Google.”