Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ações da China têm 6º mês seguidos de perdas por temores com economia

    CSI300 fechou com queda de 0,91%; Xangai caiu 1,48%

    Mercados asiáticos também mostraram cautela antes da decisão de política monetária do Federal Reserve
    Mercados asiáticos também mostraram cautela antes da decisão de política monetária do Federal Reserve 03/02/2020 - REUTERS/Aly Song/File Photo

    Reuters

    As ações da China e de Hong Kong ampliaram as quedas no último dia de negociação de janeiro, com as ações onshore de blue chips registrando um raro sexto mês consecutivo de perdas uma vez que dados econômicos e as medidas de estímulo decepcionaram.

    O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com queda de 0,91%, enquanto o índice de Xangai caiu 1,48%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, recuou 1,39%.

    Os mercados asiáticos também mostraram cautela antes da decisão de política monetária do Federal Reserve nesta quarta-feira (31), com expectativas de que o banco central dos Estados Unidos irá manter os juros.

    A atividade industrial da China contraiu pelo quarto mês consecutivo em janeiro, segundo uma pesquisa oficial divulgada nesta quarta-feira.

    O Índice de Gerentes de Compras (PMI) oficial subiu de 49 em dezembro para 49,2 em janeiro, impulsionado por um aumento na produção, mas ainda abaixo da marca de 50 que separa crescimento da contração.

    Esse resultado ficou em linha com a expectativa em uma pesquisa da Reuters.

    Os PMIs mais recentes apontam para “um quadro sem brilho de uma contração contínua do setor industrial, serviços praticamente estáveis e construção em desaceleração”, escreveram analistas do Nomura em uma nota.

    A recuperação fraca e o estímulo limitado pesaram sobre o sentimento dos investidores.

    O Hang Seng registrou seu pior desempenho em janeiro desde 2016, com queda de 9,2%, com os setores de tecnologia e imobiliário liderando o declínio. O CSI300 caiu 6,3% no mês.