Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mercado de ações dos EUA poderá ver uma grande mudança em seu funcionamento

    Comissão de Valores Mobiliários dos EUA monitora intermediários que executam transações e negociações no mercado

    A agência que supervisiona Wall Street está avaliando grandes mudanças na forma como milhões de investidores comuns compram e vendem ações.

    Isso pode ser uma má notícia para os chamados aplicativos de comércio livre, como Robinhood, bem como para as empresas menos conhecidas que sustentam seus modelos de negócios.

    Hoje, quando você compra ou vende uma ação em um aplicativo, a negociação parece ser instantânea. Mas por baixo dessa simples ação de compra/venda há uma complexa teia de jogadores de Wall Street explorando pequenas diferenças de preço para arrecadar enormes quantias de dinheiro.

    Veja como funciona: quando você clica em comprar ou vender, seu corretor de escolha leva seu pedido a uma empresa conhecida como atacadista ou formador de mercado – os intermediários que devem obter o melhor preço e que pagam os corretores pelo privilégio de executar os negócios. Eles normalmente ganham centavos com cada transação.

     

    Esse processo é conhecido como “pagamento pelo fluxo de pedidos” e está sob intenso escrutínio dos reguladores após as consequências da corrida de janeiro de 2021 em ações de ‘memes’ como a GameStop.

    O frenesi da GameStop “expôs como os mercados de ações dos Estados Unidos são manipulados para enriquecer as grandes empresas de Wall Street, instituições de negociação de alta frequência e corretoras às custas dos investidores de varejo da Main Street”, escreveu o CEO da Better Markets, Dennis Kelleher, na época.

    A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) vem revisando o sistema, que responde pela maior parte das receitas das corretoras.

    Em agosto do ano passado, as ações da Robinhood caíram depois que o presidente da SEC, Gary Gensler, disse que uma proibição total de pagamento pelo fluxo de pedidos estava “sobre a mesa”.

    Gensler e outros críticos do processo dizem que os corretores e formadores de mercado, como a Citadel Securities, têm um claro conflito de interesses, e que o pagamento pelo fluxo de pedidos atrapalha os investidores comuns enquanto acumula enorme riqueza para as empresas de Wall Street.

    A SEC pode lançar novas regras nesta quarta-feira (8), de acordo com o The Wall Street Journal, citando fontes não identificadas.

    Uma nova regra proposta, disse o jornal, adicionaria mais concorrência no nível intermediário para garantir que os investidores de varejo realmente obtenham os melhores preços. Nesse cenário, as ordens seriam encaminhadas para leilões onde as tradings teriam que competir para executá-las.

    A SEC não respondeu imediatamente ao pedido de comentário feito pelo CNN Business.

    Um porta-voz da Robinhood não comentou especificamente sobre as possíveis mudanças, mas apontou para uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) que mostra que os investidores de varejo economizaram mais de US$ 17 bilhões em taxas de negociação graças a aplicativos de negociação livre em 2020 e 2021.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original