Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Melhora na confiança de serviços pode impulsionar vagas formais, diz economista

    Confiança do setor de serviços no Brasil teve, em julho, a maior alta desde setembro de 2013

    Artur Nicocelido CNN Brasil BusinessThiago Félixda CNN

    em São Paulo

     

    A confiança do setor de serviços no Brasil teve, em julho, a maior alta desde setembro de 2013. Com um avanço de 2,2 pontos, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) chegou a 100,9 pontos e ultrapassou o nível de neutralidade, de 100 pontos. O número representa a expectativa positiva dos agentes desse mercado.

    E, Alberto Ajzental, economista e professor da FGV, em entrevista à CNN, declarou que a melhora na confiança de serviços pode impulsionar vagas formais.

    Já o trabalho informal, ele ocorre com a própria pessoa exercendo o seu trabalho. E, uma das características é que para gerar uma vaga nesse setor, é preciso de pouco investimento. Enquanto na indústria, é necessário de mais.

    Confiança no mercado

    De acordo com o especialista, o serviço está melhorando em função da queda do isolamento da pandemia. “Se você pega as curvas do otimismo, pedido pela FGV, e compara com as ondas da época do Covid-19, é impressionante a correlação, como elas estão ligadas”.

    O setor de serviços tem sido o responsável pela melhoria no cenário de recuperação da economia brasileira. Cerca de 70% do PIB brasileiro é composto pelo setor de serviços.

    Veja a entrevista na íntegra acima