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    Marco Legal das Ferrovias representa “avanço fantástico”, avalia especialista

    À CNN Rádio, Marcus Quintella disse que projeto, que deve ser votado nesta segunda (13), traz esperança de modernização para o setor ferroviário

    ferrovia
    ferrovia Pixabay

    Amanda Garciada CNN

    O Marco Legal das Ferrovias – que deve ser votado pelo plenário da Câmara nesta segunda-feira (13) – é um “avanço fantástico” para o setor, de acordo com o diretor da FGV Transportes, Marcus Quintella.

    Em entrevista à CNN Rádio, o especialista afirmou que ele traz “uma esperança” de modernização do setor ferroviário: “Para que haja mais investimento, geração de empregos e reequilíbrio da matriz de transporte de carga do país”.

    Segundo ele, o principal destaque do texto é a autorização para a construção de ferrovias: “É isso que está valendo, é o que permite que o empreendedor assuma riscos de construção, invista nos ramais e shortlines”.

    Quintella também reforçou que não haverá mais a regulação que acontece nas concessões atuais e que a participação do Estado será mínima, como para evitar cartéis.Marcus destacou, no entanto, que a modernização proposta pelo Marco não será do dia para a noite.

    “Investimentos demandam projetos, tem todo um processo de desapropriação que não é fácil, licenças ambientais, sempre há burocracia excessiva, o Brasil hoje depende muito da rodovia; 65% de tudo que é transportado sobre pneus”.

    Outra situação preocupante que não está prevista para ser contemplada pelo Marco Legal é a subutilização das ferrovias que já existem. “Temos aproximadamente 30 mil km de ferrovias, mas em torno de 8 mil apenas estão efetivamente em operação. 15 mil estão subutilizadas e 7 mil abandonadas.”