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    Mais da metade dos brasileiros deve gastar até R$ 100 com Dia dos Pais, diz pesquisa

    Roupas e perfumes são os principais produtos escolhidos

    Datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, têm reconduzido o comércio aos patamares pré-pandemia
    Datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, têm reconduzido o comércio aos patamares pré-pandemia Getty Images

    Carol Queirozda CNN

    em Manaus

    Um estudo da Solucx, que realiza pesquisas de satisfação, revela que 53% da população pretende gastar até R$ 100 com presentes para o Dia dos Pais, enquanto 10% pretende investir em mais de R$ 500.

    Os dados foram coletados no período de 26 de junho a 11 de julho, com mais de 2.500 respondentes em todo o Brasil.

    A pesquisa aponta ainda que mais da metade dos brasileiros pensam em roupas ou perfumes como presente.

    As datas comemorativas têm sido importantes para a retomada do comércio no pós-pandemia.

    Um levantamento exclusivo realizado pela Spot Metrics, especialista em produção de dados sobre varejo físico, aponta que os shoppings passam por uma fase de crescimento, impulsionada, principalmente, pelas campanhas promocionais de datas comemorativas.

    Em 2022, o faturamento no período do Dia das Mães foi 18% maior em relação ao ano de 2019. Já na campanha do Dia dos Namorados deste ano, o comércio nos shoppings movimentou R$ 4,4 bilhões em vendas – aumento nominal de 12,8% em relação ao período pré-pandemia.

    As promoções de 2022 correspondem a 89% do faturamento registrado no primeiro semestre 2019.

    Ainda de acordo com a startup, os próximos meses podem ser positivos para o comércio. A expectativa é que, com o Dia dos Pais e a Black Friday, seja possível igualar, ou até superar, a marca de vendas do pré pandemia.

    A projeção da Associação Brasileira de Shopping Centers é de que a retomada completa do setor será alcançada em 2023.