Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Zona do euro: Confiança recua em novembro, diante de segunda onda de Covid-19

    Queda foi alimentada pelo recuo no varejo, nos serviços e entre consumidores, após extensão do lockdown em alguns países

    O sentimento econômico na zona do euro caiu pela primeira vez em sete meses em novembro conforme uma segunda onda de Covid-19 afetou o continente, pressionando a confiança em todos os setores, particularmente aqueles mais afetados pelos lockdowns, como serviços e varejo.

    A pesquisa mensal da Comissão Europeia mostrou que o sentimento nos 19 países que usam o euro caiu a 87,6 pontos de 91,1 em outubro e expectativa do mercado de 86,5 pontos.

    Leia também:
    2ª onda de Covid-19 se agrava e ao menos três países europeus ampliam restrições
    Europa deve ser termômetro para o Brasil, diz infectologista sobre segunda onda

    A pesquisa é tipicamente realizada nas duas a três primeiras semanas do mês, o que significa que estão relacionadas ao humor após uma série de lockdowns terem sido anunciados, incluindo nas duas maiores economias da zona do euro, Alemanha e França.

    “Após a recuperação parcial do sentimento entre maio e setembro e os movimentos em outubro, a queda é a primeira desde que o sentimento caiu com força na primeira onda de Covid-19”, disse a Comissão Europeia em seu relatório.

    A comissão explicou que a queda no sentimento foi alimentada pelo recuo da confiança no varejo, serviços e entre consumidores. O sentimento na indústria e construção sofreu apenas pequenas reduções.

    O sentimento entre os consumidores caiu a -17,6 em novembro de -15,5 em outubro, em linha com a preliminar divulgada na semana passada.

    Tópicos