Waack: PIB voltou a crescer, mas fica a dúvida: até quando?
Prognósticos são de que o PIB vai crescer em 2021 duas vezes mais do que o PIB potencial; situação permanente do país, porém, continua sufocante
No quadro CNN Poder desta quarta-feira (2), na CNN Rádio, William Waack analisa o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre deste ano, que cresceu 1,2% na comparação com os últimos três meses de 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“A economia do Brasil voltou a crescer mais do que se esperava. A pergunta é: vai crescer quanto e até quando?”, apontou Waack.
“É preciso entender dois conceitos importantes: o do PIB potencial contra o do PIB que se realizou. PIB potencial é aquilo que se calcula que uma economia pode render. PIB que ser realizou é o que o próprio nome diz”, explicou.
Para Waack, a maior parte dos prognósticos são de que o PIB vai crescer em 2021 duas vezes mais do que o PIB potencial.
“Como o PIB que se realiza pode ser maior do que o PIB possível? Aí está a chave da interpretação. Estamos vivendo um momento muito especial, que faz a gente acreditar que vai ser sempre assim”, afirmou.
“Mas é preciso estar alerta para não confundir essa ‘lufada de ar fresco’ com a situação permanente. Ela continua sufocante.”